Reitora reúne-se com Polícias Civil e Militar para discutir estratégias para reforçar a segurança da UFSC e do entorno

19/03/2015 19:36
Reitora Roselane Neckel e chefe de Gabinete Carlos Vieira durante reunião realizada na segunda-feira com o diretor de Polícia da Grande Florianópolis, delegado Juarez de Souza Medeiros, e o delegado Verdi Furlanetto. (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)

Reitora Roselane Neckel e chefe de Gabinete Carlos Vieira durante reunião realizada na segunda-feira com o diretor de Polícia da Grande Florianópolis, delegado Juarez de Souza Medeiros, e o delegado Verdi Furlanetto. (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)

A reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, agendou reuniões com a Polícia Civil e com a Polícia Militar, nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, para tratar da segurança pública na Universidade e dos bairros do entorno. O objetivo, segundo Roselane, foi conversar sobre a situação atual da segurança pública na UFSC e nos bairros da região, além de debater ações conjuntas.

“Conversamos para saber como eles estavam, na sua estrutura, para atender às nossas solicitações, mas também falamos da segurança de todos os bairros que estão ao redor da UFSC. Apresentamos a eles o que a UFSC já vem encaminhando, por meio da Comissão Permanente de Segurança. Estão sendo feitos diagnósticos para medidas de segurança que serão apresentadas à comunidade da UFSC, além de outros procedimentos e algumas ações pontuais com melhorias na iluminação e no videomonitoramento que já foram implementadas visando a uma ampliação da segurança”, explica a reitora.

O diretor de Polícia da Grande Florianópolis, Delegado Juarez de Souza Medeiros, e o delegado Verdi Furlanetto visitaram a UFSC na quarta-feira e estiveram reunidos com a reitora e o chefe de Gabinete da Reitoria Carlos Antônio Oliveira Vieira. O delegado Medeiros relata que foi uma conversa com o intuito de estreitar ainda mais os laços entre Polícia Civil e UFSC.

A Polícia Civil deverá também participar como convidada em uma reunião da Comissão Permanente de Segurança da UFSC, cujo objetivo principal é atuar na prevenção. A intenção é apresentar a estrutura, organização e objetivos da Polícia Civil “para que a comissão de segurança da UFSC tenha um maior conhecimento sobre a proposta institucional da nossa polícia: como agimos – na esfera investigativa”, acrescenta Medeiros.

“Convidamos as polícias civil e militar para virem falar com a nossa Comissão para apresentar a forma com a qual as polícias funcionam, como se organizam e como elas podem atuar para melhorar a segurança pública nos bairros onde a UFSC está inserida”, complementa a reitora Roselane Neckel.

Policiamento abrangente

Reitora Roselane Neckel e chefe de Gabinete Carlos Vieira durante reunião realizada na segunda-feira com o diretor de Segurança Física e Patrimonial, leandro Oliveira, a capitã de Polícia Militar, Naíma Huk Amarante e o Sargento Álvaro Bernardes. (Foto: Leonardo Reynaldo/DGC/UFSC)

Reitora Roselane Neckel e chefe de Gabinete Carlos Vieira durante reunião realizada na terça-feira com o diretor de Segurança Física e Patrimonial, leandro Oliveira, a capitã de Polícia Militar, Naíma Huk Amarante e o Sargento Álvaro Bernardes. (Foto: Leonardo Reynaldo/DGC/UFSC)

A capitã da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Naíma Huk Amarante, comandante da 4ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar esteve também no Gabinete da Reitoria, juntamente com o Sargento Álvaro Bernardes. A reunião foi nesta quinta-feira, 19, e contou com a presença da reitora Roselane Neckel, do chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Vieira e do diretor de Segurança Segurança Física e Patrimonial, Leandro Oliveira. A 4º Cia. atende a região onde a UFSC está localizada, além de outras áreas, abrangendo, no total, 14 bairros de Florianópolis.

Naíma Amarante explica que uma grande preocupação da reitora e da PMSC é buscar uma atuação abrangente. “Tratamos sobre a segurança não só do campus da UFSC, mas de toda a região atendida pela Companhia. São 14 bairros. Os estudantes passam o dia na Universidade, mas depois retornam para suas casas, que geralmente ficam no entorno. Conversamos que a gente deve estreitar laços para reunir forças para combater a criminalidade. Acho que unindo forças vamos obter êxito. Acredito que foi bastante produtiva a reunião e que vamos ter uma verdadeira evolução na área da segurança pública para os nossos cidadãos”.

O comandante do 4º BPM, tenente coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes deve visitar a UFSC em uma data futura. “O próximo passo é a reitora entrar em contato com o comandante do Batalhão, a nível de Florianópolis, para que a gente estabeleça metas de ações. Temos que prever segurança para todos, não só dentro da UFSC, mas também fora dela”, salienta Naíma Amarante.

Comissão

A Comissão Permanente de Segurança foi formada em novembro de 2014 para dar os encaminhamentos necessários para uma política permanente de segurança na UFSC. É coordenada pelo pró-reitor de Planejamento e Orçamento (Proplan) Antônio Cezar Bornia e formada pelo pró-reitor de Administração (Proad), Antônio Carlos Montezuma Brito; o engenheiro eletricista Irvando Luiz Speranzini, do Departamento de Projetos de Engenharia e Arquitetura (DPAE); a pró-reitora adjunta de Planejamento e Orçamento, Ana Petrassi; o diretor do Departamento de Manutenção Predial e de Infraestrutura, José Fabris; o diretor do Departamento de Segurança Física e Patrimonial (Deseg), Leandro Luiz de Oliveira; a pró-reitora adjunta de Administração, Lúcia Maria Loch Goes; o prefeito Universitário (PU), Nailor Novaes Boianovski; o diretor de Assuntos Estudantis, Sergio Luis Schlatter Junior; o coordenador de Segurança Física, Teles Espíndola; e os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gerson Coimbra de Figueiredo Neto e Mateus Stallivieri da Costa.

 

Mayra Cajueiro Warren e Bruna Bertoldi Gonçalves
Jornalistas / Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br