Reitoria divulga ofício sobre segurança pública encaminhado ao DCE

31/03/2015 17:42

Ofício nº 160  /2015/GR                                                                                                                                      Florianópolis,     31    de março de 2015.

 

 

Ao Diretório Central dos Estudantes

Assunto: Segurança na UFSC

 

 

1. Seguindo o firme propósito de manter o diálogo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), destacamos algumas informações relevantes sobre as ações e políticas de segurança implementadas pela Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

2.  A atual administração aumentou o investimento em segurança – ao valor de R$ 13 milhões por ano investidos em vigilância planeja-se, para 2015, um acréscimo de R$ 6,5 milhões, relativo à contratação de profissionais que permitirão aos atuais vigilantes terceirizados a atuação em rondas em todo o campus, e não mais apenas em postos fixos. A UFSC atualizou e reequipou o sistema de câmeras e está transferindo a sede do Departamento de Segurança para um local estratégico: a antiga sede do Departamento de Administração Escolar (DAE), no portal localizado próximo à Praça Santos Dumont, na Trindade. Para garantir maior segurança e impedir o acesso de carros de som que causavam perturbação à ordem, todos os portões de acesso do campus da Trindade são fechados à noite e aos finais de semana. Lembramos que o controle de acesso ao campus nesses horários é realizado pela via próxima à antiga sede do DAE. Instituímos, por fim, a Comissão Permanente de Segurança, em atuação desde o ano passado e com representação do Diretório Central dos Estudantes, conforme a Portaria nº 2316/2014/GR, de 28 de novembro de 2014.

 

3.  O projeto de iluminação foi entregue à Prefeitura Municipal de Florianópolis como contrapartida da cessão do terreno da UFSC para a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira. Temos informações de que o detalhamento do projeto pela empresa responsável está avançando. Paralelamente, como informado na audiência pública sobre segurança na UFSC realizada em maio de 2014, a administração tem investido na manutenção e ampliação dos pontos de iluminação de todo o campus, usando holofotes e novos postes fabricados pela própria Prefeitura Universitária.

 

4.  A Administração Central trabalha intensamente para a melhoria da segurança da comunidade universitária. A Comissão Permanente de Segurança é muito importante para o encaminhamento de ações estratégicas imediatas, assim como para a construção de propostas de políticas mais amplas, as quais serão apresentadas e discutidas com a comunidade. Reiteramos nosso convite para que os representantes do DCE que integram a Comissão participem das reuniões, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo das ações e para a garantia da segurança, que é o desejo de todos nós.

 

5.   A Universidade prioriza a segurança dentro dos âmbitos de sua competência. As ações empreendidas até o momento têm ajudado a reduzir o número de furtos de pertences, furtos ao patrimônio, roubos de veículos, roubos e roubos a mão armada. Entre essas ações figura o permanente diálogo com as polícias. Em 2013, promovemos um fórum de segurança que contou com a presença da Polícia Militar e realizamos reuniões com os comandos das polícias. Em 2014, realizamos uma audiência pública sobre segurança na instituição, além de reuniões com os comandos das Polícias Civil e Militar e com o próprio secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Sr. César Grubba. Nesses encontros, foram discutidas políticas e ações de segurança para combater a criminalidade na UFSC e no seu entorno. O sigilo dessas políticas entre as instituições é estratégico para o seu êxito. Hoje, o Departamento de Segurança da UFSC trabalha em parceria com as polícias, visando contribuir para soluções de crimes e investigações que ultrapassam as fronteiras da instituição.

 

6.  Esclarecemos que a segurança pública é responsabilidade do Estado; por isso, a Administração Central da UFSC busca continuamente estabelecer parcerias com os órgãos que são constitucionalmente competentes para essa tarefa.

 

7.  Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo e com a garantia da segurança nos campi da UFSC, lembrando-nos sempre de nossa função social enquanto universidade pública.

 

 

Atenciosamente,

PROF.ª ROSELANE NECKEL

Reitora