Reitora e Polícia Militar discutem ações para ampliar segurança na UFSC e entorno

02/04/2015 16:56

A reitora Roselane Neckel reuniu-se na tarde de quarta-feira, 1º de abril, com o tenente-coronel Renato Cruz Junior, comandante da 1ª Região de Polícia Militar (1ªRPM) e sua equipe. Durante o encontro, foram discutidas estratégias e ações relacionadas à segurança na UFSC e no seu entorno. “Temos clareza de que estes diálogos são muito importantes. Falamos das nossas demandas, do que já estamos fazendo para aumentar a segurança no campus e do que ainda pode e deve ser feito”, destacou a reitora. Algumas ações específicas da PM já começam a ser executadas na próxima semana, com previsão de deslocamento de efetivo de apoio.

Durante a reunião, a partir dos números oficiais aos quais as instituições têm acesso, ficou evidente a necessidade de reforçar a orientação de que todas as pessoas vítimas de violência no campus ou no entorno da Universidade registrem boletim de ocorrência (B.O.), o que pode ser feito on-line, na Delegacia Eletrônica, um serviço da Polícia Civil. Tais registros permitem que se tenha um mapeamento real de indicadores. “A PM orienta que a vítima de algum crime registre esse boletim porque, por meio dele, podemos mapear melhor as áreas e direcionar policiais para atender nos dias e horários de maior incidência de delitos”, explicou o tenente-coronel.

O comandante considerou o encontro positivo. “A ideia da reitora é contribuir para uma política de segurança que atenda os anseios da comunidade universitária, e que também a PM consiga realizar essas ações sem prejudicar, sem retirar policiais de outros bairros para suprir essa necessidade”, destacou. “Ficou claro que temos preocupações em comum e que precisamos continuar atuando para prevenir novas ocorrências. Sabemos que é fundamental a construção dialogada de uma política de segurança, e a Comissão Permanente de Segurança, a qual criamos em 2014 e conta, inclusive, com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), tem um papel muito importante neste processo”, afirmou a reitora. O presidente da Comissão, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Antônio Cezar Bornia, também participou do encontro.

A reunião, na sede da 1ª Região de Polícia Militar de Santa Catarina, contou com a presença do tenente-coronel Pontes, chefe de operações da 1ª RPM; do major Fernando André, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar; e da capitã Naíma Huk Amarante, comandante da 4ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar.

 Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC

Leia também:

Reitora reúne-se com Polícias Civil e Militar para discutir estratégias para reforçar a segurança da UFSC e do entorno

UFSC contrata 102 porteiros em Florianópolis

Tags: açõesDCEPMReitoriaRPMsegurançaUFSC