Comissão Própria de Avaliação prepara divulgação dos resultados da autoavaliação institucional

08/04/2015 11:47

Comissão Própria de Avaliação (CPA) enviou, na segunda-feira passada, 30, ao Ministério da Educação (MEC), o documento final da autoavaliação institucional referente ao ano de 2014. A próxima etapa consistirá na divulgação desta avaliação à comunidade acadêmica. O relatório, com cerca de 90 páginas, contém os resultados obtidos com a pesquisa on-line finalizada em fevereiro deste ano e a análise de documentos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Relatório de Gestão e o Roteiro de Avaliação Institucional (RAI).

A CPA é um órgão colegiado permanente instituído pelo MEC por meio da Lei nº 10.861/2004, com o intuito de que as universidades públicas e privadas executem processos internos de avaliação. Na UFSC, essa Comissão foi instituída pela primeira vez por meio da Portaria nº 327/2005/GR e, atualmente, é formada por 12 integrantes, entre docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos-administrativos em Educação (TAEs), um representante da comunidade civil e um egresso, sendo quatro membros dos campi de Blumenau, Joinville, Araranguá e Curitibanos. As atribuições da CPA envolvem a condução dos processos de avaliação internos da Universidade, a sistematização e a prestação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

A última pesquisa, realizada de 8 de dezembro de 2014 a 20 de fevereiro deste ano, continha de 17 a 21 questões, de acordo com o segmento do avaliador. Foram apresentadas 18 questões para gestores e docentes, 17 para TAEs e alunos da pós-graduação e 21 para estudantes da graduação. As questões foram respondidas por meio do sistema Collecta, no site da própria CPA.

Os questionamentos propostos consideraram os cinco eixos apontados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. A concepção, a organização e a implementação do processo avaliativo buscaram se adequar aos preceitos estabelecidos pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). O modo de divulgação dos resultados ainda está em estudo e deve ser iniciado neste mês.

O presidente da CPA, professor Irineu Afonso Frey, explica que essa avaliação, ainda que tenha seguido as normas apontadas pelo Sinaes, foi bastante ampla. “Na atividade deste ano, a CPA está revisando seus instrumentos avaliativos de modo a propiciar uma análise mais detalhada dos dados a serem coletados”, ressalta Frey.

A Comissão estabeleceu o cronograma das novas etapas do processo de avaliação. Também via internet, os estudantes da Universidade participarão da avaliação nos períodos de rematrícula. A primeira avaliação ocorrerá em julho. Além da autoavaliação institucional parcial, o aluno também avaliará cada disciplina cursada no semestre. Já os técnicos-administrativos em Educação, professores e gestores responderão ao questionário a partir de agosto, com formulações adequadas às suas áreas de atuação. Essa mudança foi proposta com o objetivo de aperfeiçoar a metodologia do trabalho desenvolvido e também de promover maior participação do público-alvo no processo de avaliação.

Mais informações: www.cpa.ufsc.br

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária de Jornalismo/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC
samantha.s@grad.ufsc.br

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