Esclarecimentos sobre o Campus Curitibanos

26/05/2015 15:16

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina e a Direção do Campus Curitibanos, a respeito de notas publicadas na imprensa, esclarecem que:

  1. O campus foi criado há apenas cinco anos, como parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior, encontrando-se, portanto, em fase de consolidação. No local são oferecidos os cursos de Ciências Rurais, Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, sendo que o último começou a funcionar em 2012.
  2. Entre 2012 e 2015 os investimentos em capital e custeio no campus terão totalizado R$ 32 milhões, sendo R$ 20 milhões apenas em 2015.
  3. Dos quatro cursos de graduação oferecidos pela UFSC em Curitibanos, três passaram por reconhecimento do INEP/MEC. O curso de Graduação em Ciências Rurais recebeu nota 3, e os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal receberam nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5. Além disso, o curso Agronomia obteve o conceito máximo (nota 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), colocando-se entre os melhores do Brasil, já que apenas sete dos 188 cursos de Agronomia avaliados obtiveram essa nota.
  4. O Campus Curitibanos conta, atualmente, com quatro unidades para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, a saber: CEDUP; Campus Sede; Área Experimental Agropecuária; Área Experimental Florestal.
  5. No CEDUP estão alocadas aulas dos cursos de Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Para atender às demandas de aulas práticas e pesquisa do curso de Medicina Veterinária, seis laboratórios estão sendo utilizados por alunos, técnicos e professores: Parasitologia; Análises Clínicas; Doenças Infectocontagiosas; Histopatologia; Semiologia; e Microscopia. Os laboratórios de Anatomia e Patologia e Necropsia estão em fase final de adequação. Além disso, está em andamento a estruturação de um laboratório de cirurgias. No local funcionam também os laboratórios de Recursos Florestais I e II, que atendem às demandas de ensino e pesquisa do curso de Engenharia Florestal.
  6. Já o “campus sede” conta com uma área de 24 hectares, na qual há um espaço de preservação permanente, uma trilha ecológica, um prédio, casas de vegetação e um viveiro. O prédio tem aproximadamente 5 mil m2, onde estão alocadas 12 salas de aula, biblioteca, auditório para 120 pessoas e diversos laboratórios – Laboratório de Informática, Geoprocessamento, Microbiologia, Química Analítica e Quali e Quantitativa, Química Geral, Morfofisiologia Vegetal e Ecologia, Biologia Celular, Biotecnologia e Genética Vegetal; Fisiologia Animal, Zoologia e Entomologia e Herbário. No “campus sede” está em construção um novo bloco de salas de aula e laboratórios, com 9257,91 m2, no valor de aproximadamente 22 milhões de reais.
  7. A Área Experimental Agropecuária tem 24 hectares e é utilizada para ensino (aulas práticas), pesquisa e extensão. Dezenas de experimentos agropecuários são realizados nessa área. Encontram-se em execução o cercamento de toda a área e a construção de um prédio de aproximadamente 1.200 m2, no valor de 1,8 milhões de reais,  que será utilizado em atividades de ensino e pesquisa.
  8. A Área Experimental Florestal tem 30,9 hectares, nos quais também são desenvolvidos experimentos para atender às demandas de ensino, pesquisa e extensão. Nessa área, são desenvolvidas atividades em parceria com a Epagri e a EMBRAPA Florestas.
  9. O Hospital Veterinário, importante estrutura de estudo para o curso de Medicina Veterinária, está em fase de elaboração dos projetos de arquitetura e engenharia. Enquanto o hospital não ficar pronto, as demandas de ensino serão atendidas no CEDUP.

Florianópolis, 26 de maio de 2015.

Confira relatório produzido pela Direção do Campus Curitibanos.