Reitora participa de reuniões para tratar de orçamento e novas vagas

29/06/2015 12:26

A reitora Roselane Neckel cumpriu uma extensa agenda em Brasília dias 24 e 25 de junho. Além de se reunir com o secretário de Educação Superior Jesualdo Pereira Farias, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Roselane discutiu demandas da UFSC com deputados catarinenses e participou do Seminário Nacional “O Plano Nacional de Educação e o Futuro da Educação Brasileira” realizado na Câmara dos Deputados. Ela também esteve na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para tratar dos recursos para os cursos de Educação a Distância. “Foi uma viagem muito importante, na qual pudemos conversar sobre questões fundamentais para a universidade, como o orçamento 2015 e a abertura de novas vagas para professores e técnicos”, explicou.

A situação atual da Universidade e as prioridades para este ano estiveram em pauta durante a reunião realizada no MEC quando a reitora e os pró-reitores de Graduação, Julian Borba, e de Planejamento e Orçamento, Antonio Cezar Bornia, apresentaram as demandas da UFSC e o planejamento para 2015. O MEC ainda não divulgou o orçamento das federais. “Ficou claro que o Governo Federal não tem condições de continuar a fazer os mesmos investimentos que caracterizaram os últimos anos, por questões econômicas nacionais e internacionais”, explica Roselane. Os gestores destacaram no encontro com o secretário e sua equipe a importância de garantir os recursos para a assistência estudantil, as obras em andamento e a continuidade da implantação do Campus de Blumenau e consolidação dos Campus de Araranguá, Curitibanos e Joinville Foi entregue ofício solicitando a garantia do cumprimento da pactuação de Blumenau, assinada em 2013 pelo MEC e UFSC.

As demandas orçamentárias da Universidade foram discutidas também com o deputado Mauro Mariani (PMDB), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense. “O primeiro

A reitora Roselane Neckel e o deputado Mauro Mariani (PMDB), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, conversaram sobre as demandas da UFSC. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

A reitora Roselane Neckel e o deputado Mauro Mariani (PMDB), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, conversaram sobre as demandas da UFSC. Foto: Divulgação

encontro para tratar deste tema aconteceu em Joinville no dia 23 de março. O deputado se mostrou mais uma vez muito receptivo. “Precisamos do apoio da bancada de Santa Catarina e as emendas parlamentares são essenciais, ainda mais em um cenário de contingenciamento”, afirma Roselane.

A reitora esteve nos Gabinetes dos deputados Espiridião Amin (PP), Jorginho Mello (PR) e Décio Lima (PT), que integram a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, para pedir apoio para a aprovação do PL 6244/2013, que cria novos cargos e vagas no âmbito da administração pública federal. O projeto está em tramitação na Câmara e, uma vez aprovado, garante vagas essenciais para a abertura dos novos cursos de Medicina em Araranguá e Curitibanos.

Na CAPES, a reitora e o pró-reitor de Graduação reuniram-se com o diretor de Educação a Distância, Jean Marc Georges Mutzig. O encontro foi para discutir encaminhamentos que garantam a continuidade dos 14 cursos de graduação a distância oferecidos pela UFSC.

PNE

A reitora Roselane Neckel participou, dia última quinta-feira, 25, do seminário “O Plano Nacional de Educação e o Futuro da Educação Brasileira”, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A abertura do evento contou com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O seminário foi proposto pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), e celebrou um ano da publicação da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o PNE. O Plano estabelece metas e apresenta estratégias para a educação brasileira pelos próximos dez anos.

Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC

Tags: BrasíliaCAPESdeputadosMECnovas vagasorçamentoreitorareuniões