Pró-Reitoria de Pós-Graduação encaminha memorando sobre cortes orçamentários

15/07/2015 12:27

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC encaminhou, na última terça-feira, dia 14 o Memorando Circular nº20/2015/PROPG aos coordenadores de Programas de Pós-Graduação, abordando os recentes cortes orçamentários anunciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Confira abaixo o texto, na íntegra:

Prezados Senhores,

Recebemos da CAPES, em 9 de julho de 2015, o Ofício Circular nº 13/2015-CDS/CGSI/DPB/CAPES informando sobre a liberação de apenas 25% do valor originalmente previsto para o PROAP/UFSC. Neste mesmo ofício, a CAPES informa que poderá haver repasses adicionais no segundo semestre.

Após o recebimento deste ofício, a PROPG encaminhou à CAPES alguns questionamentos, especialmente para melhor compreender o ajuste solicitado dos valores previamente acordados em março de 2015 e esclarecimentos adicionais sobre os cortes orçamentários.

O FOPROP- Fórum de Pró-Reitores marcou para dia 14/07 uma reunião com a CAPES para gestionar por mais recursos, lembrando que este corte trará prejuízos importantes para o desenvolvimento da pós-graduação.

A PROPG/UFSC agendou uma reunião para o dia 15 de julho de 2015, às 14:30, com todos os Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da UFSC. Para subsidiar as discussões, alguns quadros foram elaborados contendo informações sobre os recursos orçamentários disponibilizados pela CAPES e também sobre os recursos financeiros já utilizados pelos Programas de Pós-Graduação. A participação dos Coordenadores de PPGs é muito importante para encontrar meios para fazer frente a esta situação, visando minimizar ao máximo o impacto que possa ter sobre a qualidade da pós-graduação.

Ao prever possíveis cortes orçamentários em 2015, considerando que a CAPES somente liberou o montante de R$ 300.000,00 para as despesas do primeiro semestre deste ano, algumas medidas de economicidade foram propostas. Destaca-se a aprovação recente no Conselho Universitário da modificação na Resolução N. 05/CUN/2010, a qual aumentou a participação por videoconferência dos membros externos nas bancas de dissertação de mestrado e de tese de doutorado.

Ressaltamos que nenhuma bolsa foi cortada e todas estão sendo pagas regularmente. Aqueles estudantes que haviam encaminhado sua inscrição no site da CAPES para realizar estágio de doutorado sanduiche no exterior estão recebendo suas cartas de autorização para obtenção dos respectivos vistos.

Todas estas informações visam deixar claro que o corte orçamentário no PROAP/CAPES é preocupante. Entretanto, a PROPG/UFSC está atuando com intensidade para reverter este quadro, bem como já vem, há mais tempo, tomando medidas para fazer frente às adversidades, buscando minimizar o possível impacto destes cortes orçamentários sobre a qualidade da pós-graduação da UFSC.

 

Cordialmente,

Prof. Juarez Vieira do Nascimento

Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação