UFSC participa de ação de fomento de projetos entre Brasil e Suécia

22/07/2015 20:13

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou da “Swedish Open Innovation Learning Week”, ação do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) para fomentar projetos colaborativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em aeronáutica e defesa, entre o Brasil e a Suécia. O evento foi realizado entre 7 e 12 de junho, e teve a participação de doze representantes de empresas, instituições de pesquisa, consultoria e órgãos do governo brasileiro.

Durante a semana, foram realizadas dezenas de visitas e palestras em universidades, parques tecnológicos, empresas e órgãos do governo sueco. Além de ampliar a rede de relacionamentos e as possibilidades de parcerias, a missão forneceu aos participantes uma compreensão ampla do sistema de inovação sueco.

Para Rozangela Curi Pedrosa, diretora do Departamento de Inovação Tecnológica (DIT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a visita também ajudou muito a compreender o sistema de inovação sueco. Ela destaca que o modelo sueco é uma evolução clara do sistema francês, propondo uma relação entre instituições de pesquisa, empresa governo e sociedade com maior grau de integração entre as partes, em todos os níveis – local, regional, nacional e, principalmente, internacional. “Diferentemente do modelo de tríplice hélice operado por países como EUA, Israel, Alemanha e China, o sistema sueco acrescenta claramente a sociedade como o quarto player da inovação”, diz.

O desenvolvimento tecnológico e de inovação, continuou ela, é orientado por uma demanda da sociedade, e não somente por uma demanda do mercado. Rozangela também notou que o sistema de inovação na Suécia dá ênfase à pequena e média empresa de base tecnológica, mas não exclui as grandes empresas e corporações nos processos. “Outra diferença bastante interessante é a concentração numa única agência, a Vinnova, das políticas de inovação e financiamento de P&D”, finaliza.

Os anfitriões tiveram uma avaliação positiva dos encontros. “Pudemos mostrar as práticas suecas, seus modelos de colaboração, e também trouxemos um pouco dos valores e da cultura da sociedade sueca, especialmente os aspectos que a tornaram líder em inovação”, conta Alessandra Holmo, managing director do CISB. “Para a Suécia, é importante que potenciais parceiros saibam mais sobre o sistema de inovação do país que é focado na inovação aberta e procura envolver sempre a academia, indústria e governo”, acrescenta.

O próximo passo, segundo ela, será apresentar aos participantes desta missão os 26 projetos colaborativos em aeronáutica e defesa que o CISB já alinhou e estão em fase de pré-estudo. “Para que possam verificar se há alguma similaridade com suas linhas de pesquisa ou demandas tecnológicas”, explica. “São projetos que colocam o Brasil em um patamar de P,D&I de classe mundial, a exemplo de um protótipo de um caça do futuro”.

Mais informações: DIT.