UFSC sobe uma posição e é a 5ª em ‘Qualidade de Ensino’ no Ranking Universitário Folha 2015

14/09/2015 11:59

O jornal Folha de S. Paulo divulgou a edição 2015 do Ranking Universitário Folha (RUF), que avaliou 192 instituições do país. A avaliação foi composta de cinco indicadores que, juntos, somavam 100 pontos. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em relação ao Ranking 2014, permaneceu como a 7ª melhor posicionada – entre as federais, é a 4ª. No quesito Qualidade de Ensino, a UFSC passou da 6ª para a 5ª posição na colocação geral; nos quesitos Pesquisa e Mercado, a UFSC também subiu: da 10ª para a 9ª posição, e da 22ª para a 20ª, respectivamente.RUF 2015

Para a reitora Roselane Neckel, “isto é a demonstração de que a UFSC é uma referência nacional, graças ao trabalho intenso e contínuo de homens e mulheres comprometidos com a instituição e sua função social. Ser a quinta universidade do país em Qualidade de Ensino, além de subir posições nos quesitos Pesquisa e Mercado, é um orgulho para todos nós. Agradecemos esta conquista e parabenizamos a comunidade universitária por ela”.

A UFSC recebeu as seguintes pontuações:  

Pesquisa: 38,84 (de um total de 42) – 9ª colocação geral;

 Qualidade de Ensino: 29,99 (de um total de 32) – 5ª colocação geral;

Inovação: 3,77 (de um total de 4) – 8ª colocação geral;

Internacionalização: 3,38 (de um total de 4) – 12ª colocação geral;

Mercado:  (inserção no mercado de trabalho)  16,06 (de um total de 18) – 20ª colocação geral;

 Nota final:  92,04 (de um total de 100) – 7ª colocação geral.

As dez melhores universidades, por ordem de classificação, são: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

As 40 carreiras com mais ingressantes no país foram classificadas pelo Ensino e pela Avaliação de Mercado. A UFSC teve 36 cursos de graduação avaliados, já que não oferece os de Biomedicina, Marketing e Propaganda, Moda, e Turismo. O curso de  Engenharia Mecânica obteve a primeira classificação geral em Ensino.

Além desse, 24 cursos da UFSC ficaram entre os dez melhores do país: Administração de Empresas (9º); Agronomia (10º); Arquitetura e Urbanismo (10º); Ciências da Computação (7º); Ciências Contábeis (7º); Design (5º); Direito (8º – Qualidade de Ensino); Enfermagem (7º); Engenharia Civil (6º); Engenharia Sanitária e Ambiental (5º); Engenharia de Controle e Automação (6º); Engenharia de Produção (7º); Engenharia Elétrica (4º); Engenharia Química (8º); Farmácia (10º); Fisioterapia (4º– Avaliação de Mercado); Jornalismo (5º– Qualidade de Ensino); Letras (9º); Nutrição (7º– Avaliação de Mercado); Odontologia (9º); Psicologia (9º); Química (10º); Serviço Social (7º) e Sociologia (9º – Qualidade de Ensino).

 Cursos avaliados:

Alita Diana/ Jornalista da Agecom/DGC/UFSC

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / DGC / UFSC

Tags: FolharankingRUFUFSC