UFSC inaugura Centro de Manejo de Bovinos na Fazenda Experimental da Ressacada

04/12/2015 11:54

Um espaço para manusear ruminantes de grande porte de maneira segura para o animal e o tratador, e que vai possibilitar aulas práticas e demonstrativas a alunos da graduação e da © Pipo Quint / Agecom / UFSCpós-graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esse é o propósito do Centro de Manejo de Bovinos, localizado na Fazenda Experimental da Ressacada, no bairro Tapera, em Florianópolis, inaugurado na última quarta-feira, 2.

O coordenador do projeto do Centro de Manejo de Bovinos e do Laboratório de Etologia Aplicada (Leta), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, afirmou que a obra apresenta melhores resultados em comparação a um equipamento improvisado utilizado anteriormente. “Os alunos de graduação dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Veterinária terão essa obra à disposição, que também será utilizada para pesquisa na pós-graduação. O espaço possibilita aulas práticas de como fazer a correta contenção, o manejo humanitário, a coleta de sangue e de fezes e a inseminação artificial, e de como os animais poderão receber seus tratamentos sanitários”, exemplificou.

© Pipo Quint / Agecom / UFSCA vice-reitora, Lúcia Helena Martins Pacheco, falou sobre a necessidade atual de trabalhar de maneira ecológica e com uma produção mais sustentável. “Uma obra como essa vai contribuir para muitas gerações de estudantes, não só da graduação, mas também para avanços na pesquisa e na pós-graduação. Esse é o objetivo da Universidade. Agradeço a todos que acreditaram e lutaram pelo projeto desde o início”, disse.

O projeto do Centro de Manejo de Bovinos, que possui 261,33 m2, foi submetido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para obtenção de recursos do programa CT-Infra, criado para viabilizar a ampliação e a modernização dos serviços e da infraestrutura de apoio à pesquisa. Ao todo, foram investidos na obra R$ 336.831,97. De acordo com o diretor do Departamento de Projetos da Propesq, Elias Machado Gonçalves, no último ano foram investidos cerca de 1 milhão e 300 mil reais na Fazenda da Ressacada em projetos CT-Infra. “O Centro de Manejo de Águas será inaugurado em breve”, anunciou Machado.

O sistema de drenagens, concluído em 2014, mantém um reservatório de água e possibilita o controle da altura da água no solo e a hidratação ideal do solo para plantações e pastagens. No mesmo ano, houve a aquisição de cinco máquinas agrícolas para pesquisas agroambientais na Fazenda Experimental.

O coordenador do Leta agradeceu a todos que participaram do processo de concretização da obra, em especial a seu pai, o professor aposentado do CCA, Luiz Carlos Pinheiro © Pipo Quint / Agecom / UFSCMachado, homenageado pela contribuição ao desenho do curral para bovinos, pensado com o objetivo de conciliar o manuseio seguro dos animais ao menor estresse possível a eles. “Sou da terceira geração de professores de Zootecnia na minha família. A concepção dessa obra veio de um trabalho que ele fez no final da década de 70 e início de 80”, destacou Pinheiro Filho. “Para mim, esse é um momento muito emotivo, porque há uma história, e essa história tem 40 anos. Isso aqui é a materialização de um sonho”, disse o professor aposentado do CCA, Luiz Carlos Pinheiro Machado.

A obra reúne conhecimentos de Engenharia, Zootecnia, Ergonomia e comportamento animal. A concepção do projeto e o desenho básico foram elaborados pelo Leta. “Agradeço também aos alunos do Leta que estão aqui e que são temporais, mas representam todos os que já passaram por aqui desde a fundação do laboratório”, disse Pinheiro Filho. “Estou muito contente. A nossa preocupação maior é que os alunos tenham um ambiente qualificado para aprender as coisas da profissão”, afirmou o diretor do CCA, José Carlos Fiad Padilha.

© Pipo Quint / Agecom / UFSCO pró-reitor de pesquisa, Jamil Assreuy Filho, coordenadores de cursos, professores do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da UFSC, docentes aposentados, ex-diretores do CCA, técnicos-administrativos em Educação (TAEs) que atuam na Fazenda da Ressacada e estudantes também participaram do evento. Ao final da cerimônia, o coordenador do Leta apresentou aos presentes o funcionamento da estrutura do Centro de Manejo de Bovinos. O espaço conta com um laboratório para análises.

A Fazenda Experimental da Ressacada recebeu  investimentos em infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão que somam R$ 6 milhões. Infraestrutura de Manejo de Água, Centro de Manejo de Ovinos, novo reservatório, construção do galpão de máquinas e de armazenamento de insumos e equipamentos, novo bezerreiro, galpão para os cursos do Departamento de Fitotecnia e obras para expansão elétrica e de dados da Fazenda Experimental são alguns dos projetos.

Confira a matéria produzida pela TV UFSC: https://www.youtube.com/watch?v=4z0DB04hGdM

 Fotos: Pipo Quint / Agecom / DGC / UFSC / agecom@contato.ufsc.br

Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / DGC / UFSC / imprensa.gr@contato.ufsc.br