Novos secretários da Sinter tomam posse

07/12/2015 11:25

O professor Aguinaldo Roberto Pinto assumiu, no dia 27 de novembro, a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC. Como secretário adjunto foi nomeado o professor Marcelo Farina. Ambos são do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Aguinaldo Roberto Pinto era secretário adjunto da Sinter desde dezembro de 2013 e entre 2012 e 2013 foi coordenador de Convênios Internacionais da mesma secretaria. É bolsista de produtividade do CNPq e cursou pós-doutorado no Wistar Institute, na Filadélfia, nos EUA. Marcelo Farina também é bolsista de produtividade do CNPq. Em setembro, tornou-se membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). No último dia 20 de novembro, foi nomeado membro afiliado da The World Academy of Science (TWAS), em solenidade que ocorreu em Viena, na Áustria. O professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho era secretário de Relações Internacionais da UFSC desde 2012 e deixou o cargo, a pedido, no último dia 27 de novembro.

A Sinter tem atuado a partir de uma perspectiva da internacionalização como forma de promover a excelência científica e tecnológica do país e de proporcionar solidariedade aos povos. Entre 2012 e 2015, a UFSC melhorou sua posição em diversos índices relacionados à internacionalização. A instituição ampliou, por exemplo, o número de convênios com universidades estrangeiras, que eram 287 ao final de 2012 e que já são mais de 400, contemplando mais de 50 países, em todos os continentes.