Pró-Reitoria de Pesquisa disponibiliza para testes novo formulário de registro de projetos de pesquisa

22/01/2016 12:55

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) trabalham na elaboração do Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão (SIGPEX), que substituirá o Notes a partir de março. O novo Formulário de Registro de Projetos de Pesquisa está disponível para testes até o dia 12 de fevereiro.

“O segmento relativo à pesquisa está pronto, e optamos por disponibilizar o sistema para consulta a fim de coletar sugestões e detectar problemas. Esta é a versão 1.0 do SIGPEX, e melhorias serão progressivamente implantadas, de acordo com as necessidades dos usuários. Por isso, a colaboração neste momento é importante”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy Filho. Opiniões sobre a facilidade de inserção dos dados, a funcionalidade, e o nível de autoexplicação dos campos, por exemplo, serão analisadas pela equipe. O usuário deve utilizar o idUFSC para acessar o sistema.

Os dados inseridos não terão validade e serão apagados ao final da fase de testes. Após o preenchimento e envio para aprovação, será feita a análise do fluxo interno do projeto. De acordo com Assreuy, a proposta é de que o SIGPEX se torne uma ferramenta de gestão para todas as instâncias da Universidade. A previsão é de que os novos projetos sejam cadastrados pelo SIGPEX a partir do dia 7 de março – o Notes ficará disponível apenas para consulta e alterações dos projetos cadastrados anteriormente. Em 2015, foram cadastrados 1.192 projetos de pesquisa, e, no mesmo ano, a UFSC contabilizou 3.572 projetos vigentes.

A orientação é de que o usuário indique aba e tópico correspondentes ao apresentar uma dúvida ou sugestão, com a possibilidade de fazer captura de tela para ilustrar. As sugestões devem ser encaminhadas ao e-mail . Casos de dificuldade para acesso ao sistema devem ser relatados pelo mesmo endereço eletrônico.

Mais informações aqui.

Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / DGC / UFSC