Conheça Juliana Kumbartzki Ferreira, a nova secretária adjunta da SINTER

07/03/2016 15:45

PerfilUFSCpeqDe olhar confiante, Juliana responde à pergunta sobre suas expectativas com a nova função: “Me sinto desafiada e estimulada.” Na manhã do dia 1º de março, a técnica em assuntos educacionais tomou posse como secretária adjunta da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da UFSC. A partir de então, passará a representar a Universidade em eventos no País e no exterior.

© Pipo Quint / Agecom / UFSC

Juliana Kumbartzki Ferreira e a reitora Roselane Neckel durante a posse de Juliana como nova secretária adjunta da SINTER. (Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC)

Nativa e residente de Florianópolis, a relação de Juliana com a Universidade já é de longa data. Iniciou sua carreira na UFSC graduando-se no curso de Letras-Inglês e estendendo sua formação acadêmica com mestrado em Linguística Aplicada no mesmo idioma. Após atuar como professora e diretora na iniciativa privada por quatorze anos, ingressou na Universidade em 2006, inicialmente alocada ao setor de Pediatria do Hospital Universitário (HU). “Foi ao acaso, sem entrevistas. Ninguém viu minha especialização na área (internacional),” ri Juliana. Logo, pediu transferência para SINTER, pedido atendido um ano e meio depois.

Uma vez realocada, passou a ocupar a função de coordenadora institucional, conciliando administração com educação. “É uma área maravilhosa, uma nova paixão, e que pretendo me especializar no doutorado,” conta. Na SINTER, passou a coordenar as atividades do Ciência Sem Fronteiras, PEC-G, Pró Haiti e dos novos programas Erasmus dentro da Universidade. Dessa forma, Juliana uniu sua paixão ao idioma inglês com a tarefa de ampliar os horizontes dos alunos. Estas tarefas a prepararam para, em março, ocupar seu cargo atual de gestão.

Representar o programa de intercâmbio nos mais diversos lugares ensinou a Juliana o que era uma universidade internacionalizada – e o quanto isso fazia a diferença para o ambiente acadêmico. Em experiências anteriores, Juliana também diz ter visto inúmeros alunos de programas estrangeiros voltarem ao Brasil para ocupar cargos de sucesso, fazendo a diferença em seus países.

Quando questionada sobre a maior lição que aprendeu dentro de sua experiência na SINTER, Juliana responde rápido: “Receber bem outras culturas. Isso amplia os horizontes dos alunos, fortalece as relações e leva os projetos ainda mais além”.

 

Gabriel Daros Lourenço
Estagiário/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC
imprensa.gr@ufsc.br