UFSC Sustentável lança campanha para redução de consumo

04/04/2016 09:00

Após os bons resultados com a implantação do novo horário de verão na UFSC, que resultou em economia de R$ 132.895,06 (cerca de 5% em relação ao modelo de horário de verão antigo), a UFSC lança nesta segunda-feira, 4 de abril, a campanha “Reduzir o Consumo é Transformar o Mundo”, incentivando a comunidade universitária a continuar gastando menos energia elétrica durante todo o ano.

A campanha integra o UFSC Sustentável, programa desenvolvido pela Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC, juntamente com a Coordenadoria de Gestão Ambiental, para promover a adoção de ações de sustentabilidade. O objetivo é fomentar a economia de recursos como energia, água, copos plásticos, materiais de expediente, entre outros, com o primeiro eixo da campanha centrado na redução do consumo de energia elétrica.

Vídeos, banners para redes sociais e peças gráficas, protagonizadas por estudantes, professores e técnicos, mostram situações comuns a todos em salas de aula, laboratórios e outros espaços da UFSC. Entre as dicas para economizar estão priorizar, sempre que possível, a iluminação e a ventilação natural e manter a temperatura do ar condicionado em 23°C. adesivos-01

CARTAZ-03A UFSC gasta anualmente cerca de R$ 18 milhões com energia elétrica e consome 31.205.492 KwH, equivalente a uma cidade de 40 mil habitantes. De acordo com o seu Plano de Logística Sustentável (PLS), o consumo de energia deve ser diminuído em 5% por metro quadrado construído. Uma das principais formas de atingir essa meta é através da redução do desperdício, que representa 40% do consumo em prédios públicos.

Programa UFSC Sustentável

O UFSC Sustentável visa promover a sustentabilidade na Universidade em seus diversos âmbitos e atuações, da esfera administrativa ao ensino, pesquisa e extensão, incorporando-a em suas práticas cotidianas, através de uma mudança de cultura organizacional.  Também tem como objetivo integrar e reunir todas as iniciativas do gênero na UFSC.

Os resultados esperados são reduzir o impacto ambiental da UFSC, preservar e economizar os recursos naturais, promover a preservação do meio ambiente, disseminar e promover a sustentabilidade na gestão, ensino, pesquisa e extensão.

O  UFSC Sustentável agregará projetos/ações com as mais diversas temáticas, como eficiência energética, redução da utilização de recursos, gestão de resíduos, preservação das áreas verdes e fauna, licitações, contratações e construções sustentáveis, educação e sensibilização ambiental, qualidade de vida, conservação e preservação da natureza, incentivo a cursos que envolvam a temática da sustentabilidade,  entre outros.

Mais informações pelo e-mail 

Horário de verão

A Universidade Federal de Santa Catarina estabeleceu horário de verão diferenciado em relação ao antigo padrão dos anos anteriores: ao invés de manter o tradicional horário (de segunda a quinta-feira expediente das 13 às 19h; na sexta-feira, das 7h às 13h), a administração optou por manter o período de trabalho das 7h30h às 13h30, de segunda a sexta-feira, de 15 de dezembro a 29 de fevereiro.

De acordo com relatório elaborado pela Coordenadoria de Planejamento (COPLAN), a redução no consumo foi significativa: nas unidades estritamente administrativas a economia percentual percebida foi maior – na Prefeitura Universitária, por exemplo, a redução foi de cerca de 32% em relação aos custos do horário de verão anterior.