Conheça Rosemar da Silva, coordenadora de apoio administrativo da Secult

22/10/2013 13:09

Formada em Pedagogia e com duas especializações na área, hoje Rosemar da Silva cursa mestrado em Administração Universitária. Ela acredita que uma pessoa deve seguir vários caminhos ao longo da vida e manter diversas áreas de interesse. Apaixonada por musicais, aprendeu a tocar violão, mas se arrepende de não ter desenvolvido também a habilidade de tocar piano. Na Secretaria de Cultura (Secult), trabalha como coordenadora de apoio administrativo e se encanta com os projetos que são desenvolvidos na comunidade universitária.

Rosemar da Silva começou a trabalhar na Universidade em 1985, como pedagoga, no antigo jardim de infância da Associação de Servidores da UFSC, hoje Centro de Educação Infantil Flor do Campus. Lá permaneceu por cinco anos, até ser transferida para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), onde passou a exercer função administrativa e foi se distanciando da área da pedagogia. Rosemar diverte-se ao lembrar que nessa época – início dos anos 90 –, foram implantados os computadores, hoje tão comuns no nosso dia a dia. “Era a grande novidade entre os trabalhadores”, conta rindo.

Rosemar da Silva, coordenadora de apoio administrativo.
Foto: Gabriela Dequech – AI/GR

Florianopolitana, casada e apaixonada por literatura, nos últimos meses, a coordenadora não tem tido tempo para ler romances, pois está focada em terminar o mestrado e as leituras são todas relacionadas ao curso. Em novembro, participará do XIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas, em Buenos Aires.  A cidade ela já conhece, pois comemorou o aniversário de 15 anos da filha Elisa por lá. “É uma cidade linda”, diz.

Hoje com 20 anos, Elisa cursa Ciências da Computação na UFSC. Orgulhosa, a mãe conta que ela passou no Vestibular com apenas 16 anos. Rosemar acredita que a formação em Pedagogia ajudou muito na criação da jovem. “Fiquei com um campo de visão maior, embora seja natural os pais errarem”, reflete. Em fevereiro, as duas vão viajar para a Europa e conhecer seis países: Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça e Inglaterra. “Vamos fazer um apanhado geral”, brinca a pedagoga.

A coordenadora começou a trabalhar em setores ligados à cultura em 2004, na então Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Em 2008, houve a desvinculação das duas áreas e foi criada a Secretaria de Cultura e Arte, que, em 2012, deu origem à Secretaria de Cultura (Secult). A secretaria tem como objetivo ampliar o espaço de cultura da Universidade e fornecer estrutura para que a arte e a cultura alcancem as unidades de ensino. “Afinal, o aluno é a alma da Universidade”, afirma Rosemar da Silva. “Qualquer área acadêmica pode ser trabalhada dentro das artes e da cultura”.

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria