Conheça João Oscar do Espírito Santo, chefe da Divisão de Assistência ao Usuário

27/11/2013 16:52

“Com a leitura, as pessoas conseguem enxergar novos horizontes e ter uma maior compreensão do mundo”, diz João Oscar do Espírito Santo, chefe da Divisão de Atendimento ao Usuário (DAU) da Biblioteca Universitária (BU). “Além disso, a pessoa consegue compreender melhor o outro, mesmo que o outro não a compreenda”. João trabalha na Biblioteca da UFSC há 32 anos. Foi lá que se sentiu “convidado” a viver no mundo da leitura, descobriu clássicos da literatura e o prazer de “se encontrar” na área profissional.

O bibliotecário nasceu em Florianópolis e teve uma infância “mais arregada”, como diz, com um inconfundível sotaque local. Jogava bola, ia a praia e tomava banho em rio. Decidiu trabalhar na UFSC por influência do irmão, que era servidor na época. Fez o teste de datilografia e, em dezembro de 1981, começou a desdobrar as fichas do setor de processamento técnico da Biblioteca. João acompanhou a expansão e a evolução da BU. Acredita que, em termos de tecnologia, existiram duas fases distintas para o setor. “Em 30 anos aconteceu uma revolução aqui em termos de autonomia para o usuário”, explica. Como exemplos, ele cita o scanner – onde os usuários digitalizam seus documentos por conta própria – e o balcão de autoempréstimo.

João, 32 anos de Biblioteca Universitária
Foto: Gabriela Dequech – AI/GR

Ele ainda lembra o tempo em que a rampa de acesso ficava do lado de fora da construção e o curso de Biblioteconomia, que hoje está localizado no Centro de Ciências da Educação (CED), era localizado dentro do prédio da Biblioteca. João, que é graduado em Biblioteconomia, conta que chegou a frequentar cinco semestres de Geografia antes de trocar de curso. Ele afirma que gostava de estudar Ciências Naturais, mas, como já estava trabalhando na BU, passou a se interessar mais pelos processos da Ciência da Informação. “A Biblioteca é um centro de documentação, onde fica armazenada toda a produção de conhecimento da UFSC”, explica. “É o cérebro da Universidade”.

Morador da Cachoeira do Bom Jesus, João ainda gosta de frequentar a praia. Jogar frescobol e mergulhar estão entre suas atividades preferidas. Casado, tem uma filha de 23 anos e possui sete cachorros. A filha cursa Veterinária e ele acredita que a vivência com os animais de estimação talvez a tenha influenciado na escolha da profissão.

Durante 18 anos, João foi responsável por receber os jornais e revistas do Setor de Periódicos da Biblioteca e, há seis, é chefe da Divisão de Assistência ao Usuário (DAU). Gosta de observar a movimentação dentro da Biblioteca, conhecer as pessoas e trocar informações. Não por acaso, é um apaixonado por leitura, e os livros que retratem o cotidiano e a vida das pessoas de forma simples são seus preferidos. Para ele, os mais marcantes foram “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago, “O alienista”, de Machado de Assis e “O estrangeiro”, de Albert Camus.

Representante da equipe da DAU, ouve e conversa com os usuários dos serviços da Biblioteca e ajuda a desenvolver produtos, sempre visando aumentar a autonomia do usuário. João brinca que é quase um ombudsman da Divisão. Nunca pensou em atuar em outro setor da Universidade. “Trabalhar na Biblioteca é uma dádiva”, diz. “Quem trabalha aqui não tem do que reclamar, do ponto de vista da autonomia e do conhecimento também”.

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria – UFSC
(48) 3721-4558