Conheça Tereza Cristina Rozone de Souza, a nova diretora do departamento ensino da PROGRAD

15/09/2014 11:49

Tereza Cristina Rozone tomou posse em agosto desse ano. Foto: Pipo Quint/ Agecom / UFSC

PerfilUFSCpeqNão foi no primeiro, nem no segundo telefonema que a entrevista foi marcada. A rotina de Tereza Cristina Rozone de Souza, a nova diretora do departamento de ensino da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), é cheia de compromissos. Assim, é no intervalo das reuniões que a professora de química, que completa 30 anos de trabalho na Universidade em outubro, conta sobre a indicação ao cargo e suas novas funções.

Formada em pedagogia na UDESC em 1982, a manezinha de Florianópolis considera a docência uma vocação.  “Sempre quis ser professora”, diz com convicção. A admiração pelos professores de química no ensino médio despertou o interesse, e, em 1984, concluiu o curso de licenciatura em química na UFSC. No mesmo ano, prestou concurso e passou a ser integrante do quadro docente da Universidade. Também fez mestrado e doutorado. Desde então, além de ensinar química, foi coordenadora do curso por quatro anos e participou da comissão responsável pela implantação do campus da UFSC no Médio Vale do Itajaí, na cidade de Blumenau.

Tereza continua envolvida em projetos de extensão relacionados à química, mas deixou de oferecer disciplinas por causa do novo cargo. “Eu gosto de desafios, acredito que sempre devemos conhecer novas áreas, sinto-me motivada”. Ela revela que é muito ansiosa e que tem mania de querer que todas as coisas se resolvam rapidamente. Por outro lado, uma das qualidades apontadas é a dedicação em seu trabalho.

Algumas atribuições da diretoria do departamento de ensino são listadas, como fornecer apoio aos coordenadores de curso para construir ou reformar projetos pedagógicos de acordo com as diretrizes nacionais de ensino, avaliar os pedidos de contratação e/ou renovação de professores substitutos, emitir pareceres sobre a demanda de docentes efetivos e analisar os Planos de Atividade Departamental (PADs) – documentos que preveem as atividades acadêmicas de cada professor em seu departamento de ensino. Além disso, Tereza também é presidente da comissão que estuda as demandas de acessibilidade do Colégio Aplicação.

Casada há 28 anos, mãe de dois filhos – um deles é administrador de empresas e a filha mais nova faz Engenharia Sanitária e Ambiental na própria UFSC – Tereza não abre mão de aproveitar o tempo livre em família. A expressão nostálgica revela lembranças repletas de carinho: “Meu marido é mineiro e eu adoro quando viajamos para o sul de Minas Gerais”.

Após tirar os óculos e posar para a fotografia, Tereza Cristina Rozone reitera seu pedido de desculpas pela demora em marcar a entrevista e despede-se, preparada para a próxima reunião.

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária/ Diretoria-Geral de Comunicação
samantha.s@grad.ufsc.br