Conheça Rosângela Gomes da Silva, a nova chefe de gabinete adjunta

18/03/2015 18:32

PerfilUFSCpeqUm pouco tímida com a entrevista, Rosângela Gomes da Silva aos poucos vai revelando aspectos de sua vida e a trajetória profissional de 33 anos na UFSC. Desde o dia 16 de março, ela atua como chefe de Gabinete adjunta, em substituição a Luciana Miashiro Lima, que pediu licença-maternidade.

Foto03_perfil_Rosângelaweb

Rosângela Gomes, chefe de gabinete adjunta (Foto: Samantha Sant’Ana – DGC/UFSC)

Nascida em Florianópolis e moradora do bairro Estreito “desde sempre”, a manezinha passou a integrar o quadro de técnicos administrativos em educação (TAEs) da Universidade em 1982. Ela conta que não planejava a carreira pública: “Foi uma oportunidade que surgiu e eu aproveitei”. Trabalhou no Departamento de Engenharia Química por 10 anos. Durante esse período, prestou vestibular e graduou-se em Geografia em 1988. Apesar disso, não se arrepende de nunca ter atuado na área. Preferiu aprofundar seus conhecimentos na área administrativa e fez especialização em moderna gestão empresarial.

Rosângela trabalhou por 23 anos na Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPG), onde desenvolveu diferentes funções, a última como coordenadora administrativa. Ela destaca que uma das coisas mais gratificantes no trabalho é poder auxiliar as pessoas, lidar com o público. Ao sair da PROPG, fez questão de enviar mensagens de despedida aos colegas. “Fiquei surpresa e feliz com o retorno de felicitações e carinho que recebi em cerca de 70 e-mails”. Essa importância que dá às relações é destacada como uma de suas qualidades. Como entrave, precisa driblar o perfeccionismo: “Nem sempre conseguimos fazer tudo que queremos, e, às vezes, fico angustiada com isso”.

Aos 52 anos, Rosângela conta que já possui tempo suficiente para a aposentadoria, mas pretende continuar trabalhando por mais 2 ou 3 anos. Dentre as funções do novo cargo, estão o assessoramento direto à reitora; dirigir, coordenar e fiscalizar os serviços administrativos do Gabinete; auxiliar o relacionamento institucional e administrativo da instituição; e analisar os processos e expedientes dirigidos à reitora. “Estou em fase de adaptação, mas percebo que a dinâmica desse cargo é mais intensa. Estou contente com o convite”.

Questionada sobre o que faz em seu tempo livre, ela diz que, além de viajar e ficar com a família – em especial com os irmãos e o afilhado, que considera como um filho –, gosta de se divertir com os amigos: “Ah, eu adoro bingo. Já ganhei vários prêmios”, conta rindo.

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária na Diretoria-Geral de Comunicação
samantha.s@grad.ufsc.br