Conheça Sigrid Dutra, a nova diretora da Biblioteca Universitária

26/03/2015 12:29
Sigrid Dutra já foi diretora da BU por 12 anos (Foto: Henrique Almeida/ Agecom/ UFSC)

Sigrid Dutra já foi diretora da BU por 12 anos (Foto: Henrique Almeida/ Agecom/ UFSC)

PerfilUFSCpeqSigrid Karin Weiss Dutra nasceu no município catarinense de Rio do Sul, mas foi criada na cidade de Itajaí, a 94 quilômetros de Florianópolis. Os pais eram alemães e, apesar do pouco estudo de ambos, tiveram grande importância para o início de sua carreira. “Meu pai gostava muito de ler”, comenta.

Ela estudava pedagogia na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) quando, por acaso, encontrou um catálogo de cursos, que mudou sua trajetória profissional. Desistiu de pedagogia, veio morar em Florianópolis e iniciou a graduação em biblioteconomia e documentação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Aos finais de semana, viajava para ficar com o marido e os dois filhos. Ela conta que não era fácil viver longe da família e revela – “Minha grande incentivadora foi minha sogra”. Concluiu a graduação em 1981, o mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC em 2005 e atualmente faz o doutorado em Engenharia de Gestão do Conhecimento. 

A nomeação para o cargo de diretora da Biblioteca Universitária (BU) em janeiro deste ano, não é exatamente uma novidade. A bibliotecária-documentalista trabalha na Universidade há 36 anos e já ocupou o cargo de diretora da BU por 12, de 1996 a 2008. Questionada sobre as mudanças da Biblioteca desde então, ela ressalta a expansão e a melhoria na estrutura e nos setores de serviço. “Hoje, um dos meus objetivos é unificar as ações de cunho administrativo”. Para ela, algumas ações precisam de uma resolução mais rápida e eficiente e estão dispersas atualmente. Por outro lado, destaca a capacitação da equipe com a qual trabalha e elogia a motivação e o interesse em aperfeiçoar os serviços oferecidos pela BU.

Sigrid também já foi presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, e presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, e, é a atual presidente do Comitê Permanente para América Latina e Caribe da International Federation of Library Associations and Institutions. Desde 2009, estava cedida à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde, exercendo a função de diretora de gestão da informação, ajudou a implantar um moderno sistema de bibliotecas. A frequência com que ocupou cargos de gerência ao longo da carreira é atribuída a seu engajamento no estudo e no reconhecimento da profissão.

Dentre outras atividades, o bibliotecário dissemina informação, organiza e cataloga livros, gerencia e planeja os sistemas de informação para controlar o estoque disponível e a necessidade de se adquirir novas obras. A diretora comenta sobre essas funções e ressalta as mudanças no trabalho de um bibliotecário, que deixa de ser o único capaz de achar e fornecer a informação e passa a ajudar as pessoas a encontrá-la – ”Hoje, o bibliotecário também ensina o usuário a usar a ferramenta”.

A diretora considera a mania de organização constante e a ansiedade, como dois de seus maiores defeitos, mas também destaca sua facilidade na comunicação e a espontaneidade, claramente notadas no bom humor durante a entrevista. Adora ler, curtir a família e também viajar. Ela lembra que foi em uma viagem relacionada à profissão que conheceu o atual marido. Aos 59 anos, já possui tempo suficiente para a aposentadoria, mas nem pensa em parar de trabalhar.

 
Samantha Sant’Ana
Estagiária/Diretoria Geral de Comunicação
samantha.s@grad.ufsc.br