Sete pesquisas da UFSC estão entre os destaques do Prêmio Capes de Tese

01/09/2015 15:11

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) outorgou distinções a sete doutores pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cinco receberam o Prêmio Capes de Tese 2015 e, dois foram agraciados com menções honrosas. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira, 31 de agosto. O prêmio constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado.

Na área “Administração, Ciências Contábeis”, o prêmio foi para Marco Antônio de Oliveira Vieira Goulart, do Programa de Pós-Graduação em Administração, com a tese “Aversão à vergonha: um estudo em finanças comportamentais”, orientada por Newton Carneiro Affonso da Costa Junior.

Na área “Ciência de Alimentos”, a vencedora foi Geovana Dagostim Savi Bortolotto, do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, com a tese “Estratégias de controle e descontaminação do trigo em grãos (Triticuma aestivum L.) com relação a fungos micotoxinas e agrotóxicos utilizando compostos químicos e ozônio gasoso”, orientada por Vildes Maria Scussel.

Na área “Enfermagem”, a outorga foi para Ana Graziela Alvarez, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, pela tese “Tecnologia persuasiva na aprendizagem da avaliação da dor aguda em enfermagem”, orientada por Grace Teresinha Marcon Dal Sasso.

Na área “Engenharias III”, Fernando de Jesús López Rodríguez foi premiado pela  tese “Detecção e caracterização de defeitos internos por termografia infravermelha pulsada”,  sob a orientação de Vicente de Paulo Nicolau, do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica, e coorientação de Xavier Maldague, da Université Laval, do Canadá.

Na área “Materiais”, o vencedor foi Edroaldo Lummertz da Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, pela tese “Interações Nanopartícula-Células e Biomaterial-Células induzem mudanças globais em programas de expressão de genes”, orientado por Carlos Renato Rambo e coorientado por Luismar Marques Porto.

Receberam menções honrosas dois egressos da UFSC: João Victor Staub de Melo, na área “Engenharia I”, pela tese “Desenvolvimento e estudo de comportamento reológico e desempenho mecânico de concretos asfálticos modificados com nanocompósitos”, orientado por Glicério Trichês, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil; e Daniela Garbin Neumann, pela tese “Modelo de atenção em saúde bucal na saúde suplementar: uma análise a partir das operadoras de planos odontológicos no Brasil”, orientada por João Carlos Caetano, e coorientada por Mirelle Finkler, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia.

Para concorrer ao Grande Prêmio, os autores ganhadores do Prêmio Capes de Tese devem encaminhar à Capes, no prazo de 20 dias após a publicação no Diário Oficial, uma vídeoaula com duração de 20 a 30 minutos, em CD ou DVD. A aula deve ser destinada a estudantes de ensino médio, abordando, de forma apropriada a esse nível educacional, o tema da tese.

O evento de entrega dos prêmios será em Brasília, no dia 10 de dezembro de 2015, na sede da Capes, às 18 horas. A Capes arcará com as despesas de passagens e diárias para o autor e o orientador.

Mais informações: