Nota de esclarecimento sobre pagamento de energia elétrica

29/10/2015 17:01

 

A Justiça Federal deferiu a antecipação dos efeitos de tutela para determinar à CELESC Distribuição S.A. que se abstenha de interromper o fornecimento de energia elétrica em todas as unidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em virtude do não pagamento das faturas. A decisão de entrar com uma ação judicial ocorreu depois de tentativas de negociação direta com a direção da empresa. O atraso no pagamento deve-se ao contingenciamento orçamentário que atinge a Universidade desde o início deste ano. Destaque-se que, apesar disto, a UFSC conseguiu pagar as faturas de energia elétrica do primeiro semestre, num total de mais de R$ 12 milhões

Em reunião realizada no dia 18 de setembro com a direção da CELESC, a reitora Roselane Neckel e o pró-reitor de planejamento e orçamento, Antônio Cézar Bornia, explicaram que desde janeiro a Universidade não tem recebido a totalidade dos recursos necessários para pagar as despesas empenhadas. A negociação visava evitar o corte no fornecimento de energia, uma vez que as atividades de ensino, pesquisa e extensão não podem parar, inclusive aquelas realizadas no Hospital Universitário, sob risco de prejuízos irreparáveis. Apesar dessas tratativas, a UFSC foi comunicada sobre a interrupção do fornecimento a partir de 22 de outubro de 2015  e não teve alternativa senão ingressar com a ação ordinária – como, aliás, já fizeram outras universidades brasileiras que se encontram em situação semelhante.

Mais uma vez reafirmamos nosso compromisso com a quitação de todas as faturas tão logo os valores nos sejam repassados pelo Ministério da Educação. Entendemos que, enquanto gestores públicos, devemos zelar pelo bem coletivo. Temos responsabilidades perante a sociedade e envidaremos todos os esforços para que a UFSC não seja obrigada a paralisar suas atividades.

 

Florianópolis, 29 de outubro de 2015.

Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina