Projeto Rondon lança convite para novas operações e inscrições 2013/2014

03/04/2013 17:43

O Projeto Rondon divulgou, no dia 27 de março, o convite para as Instituições de Ensino Superior (IES) participarem das operações de julho de 2013 e janeiro de 2014. Os alunos da UFSC, campus Florianópolis, interessados em participar das operações do Projeto Rondon deverão comparecer à reunião de seleção, marcada para o dia 8 de abril, às 13h, na Sala 01 (térreo), do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), Centro de Ciências Biológicas (CCB), portando uma proposta de trabalho (impressa), em sua área de atuação, e revisão bibliográfica do município que gostaria de atuar, em uma das operações do convite.

Os alunos de outros campi (Araranguá, Curitibanos e Joinville) deverão enviar o material impresso para o e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher., até às 13 horas do dia 8 de abril. O coordenador do Projeto Rondon na UFSC é o professor Alexandre Verzani Nogueira (Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.).

Os requisitos para candidatar-se a uma vaga são:

  • Ser aluno de graduação da UFSC e estar cursando a segunda metade do curso;
  • Ter ótimo currículo (histórico, IAA, estágios, monitorias etc.);
  • Ter disponibilidade de horário para elaborar e realizar o projeto;
  • Ter boa saúde, ser uma pessoa participativa e ter espírito aventureiro.

Operações:

2013

  • Operação “Forte do Presépio” – de 6 a 22 de julho, na qual será desenvolvida em 30 municípios dos estados do Pará e Maranhão, tendo como Centro Regional a cidade de Belém/PA.

2014

  • Operação “Velho Monge” – de 18 de janeiro a 3 de fevereiro de 2014, na qual será desenvolvida em 20 municípios dos estados do Piauí e Maranhão, tendo como Centro Regional a cidade de Teresina/PI.
  • Operação “Portal da Amazônia” – de 25 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, na qual será desenvolvida em 17 municípios dos estados do Maranhão e Tocantins, tendo como Centro Regional a cidade de Imperatriz/MA.

Projeto Rondon

O que é?

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. É realizado em parceria com diversos ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações.

Conta, ainda, com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais e de empresas socialmente responsáveis.As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes do Ministério da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Objetivos

  • Contribuir para a formação do universitário como cidadão.
  • Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país.
  • Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.
  • Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

O que faz o Projeto Rondon?

Os “rondonistas”, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do projeto, realizam atividades concentradas nas áreas de Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Agropecuária; Saúde; Tecnologia e Trabalho. Em cada município escolhido são selecionadas, através de edital, duas Instituições de Ensino Superior (IES) para desenvolverem atividades dos projetos elaborados pelas equipes.As equipes trabalham no município durante duas semanas e, após treinamentos de cerca de dois dias, na capital do estado onde irão atuar.

Mais informações no site do Projeto Rondon da UFSC.