Outubro Rosa: doação de lenços e entrevista com Flávia Flores, do Instituto Quimioterapia e Beleza

04/10/2016 09:19

O Laboratório de Educação em Rede (LED LAB), do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da UFSC, lança sua campanha de apoio às ações de prevenção e combate ao câncer de mama e, também, às que visam tornar mais leve o dia a dia de pacientes diagnosticadas com a doença.

Laboratório de Educação em Rede (LED LAB) Foto: Henrique Almeida

Laboratório de Educação em Rede (LED LAB)
Foto: Henrique Almeida

O LED LAB é composto de equipe multidisciplinar de técnicos, pesquisadores e estudantes. Promovem, além de vídeos conferências, vídeo-aulas e projetos sociais. Com isso, abraçou a causa de conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa. A mobilização conta com uma incrível história de superação de Flávia Flores, uma mulher empreendedora e inovadora, diagnosticada com câncer que conseguiu dar a volta por cima, quebrando paradigmas e que foi à luta, não se deixando abater e conquistando seu espaço na sociedade e na profissão.

Flávia Flores sempre esteve ligada ao mundo da moda e da beleza, trabalhou como modelo e, em outubro de 2012, foi diagnosticada com câncer de mama. Após isso, criou o instituto “Quimioterapia e Beleza”, um projeto inédito que se tornou referência para mulheres que enfrentam o diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de câncer, com informações de beleza, autoestima e bem-estar. Conta com milhares de pessoas, de organizações, lideranças e “Cats” em prol de um objetivo comum.

Neiva Gasparetto, coordenadora administrativa do LED, diz com entusiasmo que querem impactar e informar a todos que o câncer de mama, assim que diagnosticado, tem grandes chances de ser combatido. “Trabalhamos na causa durante o final de semana até de madrugada, para lançar esse projeto e sensibilizar o maior número possível de pessoas”, completou. Ela conta com uma grande equipe de bolsistas, funcionários e o supervisor do LED, Márcio Vieira, que se empenharam muito para que o projeto ganhasse vida.

Cerca de 500 lenços são encaminhados por mês para pessoas que entram no blog da Flávia e solicitam esses lenços que são totalmente gratuitos e embalados por sua equipe. O LED está ajudando a arrecadação dos lenços. Eles podem ser usados, pois contam com trabalho de higienização.

Local de doações de lenços da campanha. Foto: Henrique Almeida

Local de doações de lenços da campanha.
Foto: Henrique Almeida

Para doar, você pode ir até o Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, em horário comercial e durante a noite, e deixar sua doação ou acessar o blog e entrar em contato com a equipe de Flávia.

Cinco vídeos foram produzidos pelo projeto, e o primeiro destaca a importância da sensibilização e da campanha no combate ao câncer de mama e da mulher.

Vista, também, essa causa com a equipe LED, assistindo a esse vídeo, curtindo-o e compartilhando-o com o maior número de pessoas. Ajude também com o banco de doação de lenços. Eles poderão ser entregues no próprio LED LAB para posterior envio ao Instituto Quimioterapia e Beleza.

 

Manuella Mariani /Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC

 

Confira o vídeo: