Conheça Ioanna Schroeder, coordenadora de Acompanhamento de Programas da PROPG

20/05/2013 12:07

A coordenadora de Acompanhamento de Programas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) adora viajar, conhecer culturas e aprender novas línguas. Graduada em Administração pela UDESC e especialista em Gestão Pública, Ioanna Schroeder morou na Inglaterra, onde fez cursos de inglês e comércio exterior, e na Espanha, onde estudou espanhol. Sua próxima viagem já está marcada: nas férias, a administradora vai conhecer a Bélgica e a Holanda.

Ioanna Schroeder trabalhou na iniciativa privada durante alguns anos, mas conta que é muito mais feliz hoje, como servidora pública. Ingressou na UFSC em 2009 como administradora, no mesmo setor em que trabalha até hoje, a PROPG. Ela conta que antes a Coordenadoria de Acompanhamento de Programas era um departamento muito pequeno, mas que agora, com o crescimento da pós-graduação, o setor também se desenvolveu, contando com mais três pessoas, além da coordenadora.

Ioanna Schroeder, coordenadora de Acompanhamento de Programas
(Foto: Gabriela Dequech – AI/GR)

A Coordenadoria de Acompanhamento de Programas dá suporte aos 71 programas de pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – da UFSC e é responsável por esclarecer dúvidas sobre legislação e procedimentos. Todas as informações ligadas à pós-graduação stricto sensu passam pelo setor. Quando, eventualmente, surge uma nova demanda, cabe à equipe de Ioanna Schroeder buscar soluções. A coordenadora costuma dizer que seu trabalho lhe proporciona um constante aprendizado.

Uma conquista do setor foi a melhora do sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG), em parceria com a SeTIC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação). Desde 2009, o uso do CAPG é obrigatório, o que possibilitou um maior controle sobre a situação dos aproximadamente 6 mil alunos de pós-graduação da UFSC. Além disso, após a instauração do sistema, todos os documentos foram padronizados, as matrículas de alunos são feitas on-line e cursos de capacitação são realizados para servidores recentemente lotados nas secretarias.

“Nós já conseguimos desenvolver muita coisa”, garante Ioanna Schroeder. “Agora o desafio é conseguir internacionalizar a pós-graduação, aumentando o número de convênios entre instituições.” Para ela, a pós-graduação está crescendo muito, e é preciso acompanhar esse ritmo.

 

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria – UFSC