Campus da UFSC no Médio Vale terá sede em Blumenau

13/08/2013 18:36

Foi aprovada hoje, 13, a Resolução nº 19 do Conselho Universitário (CUn), que estabelece a criação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na cidade de Blumenau. Amanhã, 14, acontece reunião da Câmara de Graduação da UFSC para discussão dos projetos pedagógicos dos cinco cursos que serão oferecidos no novo campus a partir de 2014.

“A ideia é que possamos ter extensões desse campus em outras cidades próximas, incluindo Indaial e Ascurra. Essa será uma discussão que teremos em um futuro próximo”, destaca a reitora Roselane Neckel. Rogério Souza, pró-reitor adjunto de Graduação e presidente da comissão responsável pela elaboração dos projetos dos novos cursos, acredita que a implantação do campus será muito importante para toda a região do Médio Vale do Itajaí, oferecendo vagas gratuitas de ensino superior em áreas fundamentais. “Por enquanto são cinco cursos, mas queremos ampliar a oferta, atendendo, inclusive, à área de Ciências Humanas”, destaca o professor.

As cinco graduações que devem ser oferecidas são Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e as licenciaturas em Química e Matemática. “Essas propostas estão baseadas em um eixo prioritário que integra desenvolvimento regional, inovação, educação e interação social”, explica.

Para formular os projetos, foram usadas informações de estudos preliminares sobre as demandas e o perfil socioeconômico e cultural da região. Formada por 17 pessoas, a comissão também tem a função de acompanhar e preparar os concursos para os docentes que irão atuar no novo campus. A previsão é que as primeiras 51 vagas para professores efetivos sejam preenchidas no final do segundo semestre de 2013 – assim como as 20 vagas para servidores técnico-administrativos em Educação – e que as aulas comecem em março de 2014. Serão oferecidas 500 vagas para ingresso nos cinco cursos.

O local exato de instalação da UFSC em Blumenau ainda não foi definido. O diretor-geral do novo campus, Juan Flores, informa que a Administração Central da Universidade tem se esforçado para encontrar o melhor imóvel, considerando prognósticos de compra ou doação de terrenos e o futuro crescimento do campus. Flores, que trabalhou em Blumenau durante seis meses após os desastres naturais de 2008, recebeu a missão de mapear as áreas de risco para evitar eventuais problemas futuros.

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria
48-3721-4558 / imprensa.gr@contato.ufsc.br