Conheça Otávio Berlanda, diretor do Departamento de Gestão Orçamentária

26/08/2013 17:36

Há quase uma década como diretor do Departamento de Gestão Orçamentária da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) – antiga Secretaria de Planejamento e Finanças (SEPLAN) –, Otávio Berlanda conhece bem as dificuldades orçamentárias de uma universidade federal. “O maior obstáculo é a falta de recursos. A Universidade tem que estar sempre em busca de novos financiamentos que ajudem a suprir suas demandas”, ele explica. Para ele, o grande desafio é fazer com que o orçamento dê conta de proporcionar uma estrutura física e pedagógica adequada a toda a comunidade acadêmica. Atualmente, o orçamento anual da UFSC é de R$ 1 bilhão, sendo que 75% são destinados ao pagamento de seus servidores.

Otávio Berlanda, diretor do Departamento de Gestão Orçamentária
Foto: Gabriela Dequech – AI/GR

O diretor é formado em Ciências Contábeis pela UFSC e está cursando mestrado profissionalizante em Administração Universitária. Trabalha na Universidade há 25 anos, sempre na área de contabilidade e finanças. Foi na UFSC também que conheceu sua esposa, Tatiana, que estudava na instituição e que, agora, trabalha na Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. No momento, o contador dedica seu tempo livre ao filho Bruno, de 3 anos, que é torcedor do Criciúma, assim como o pai. Os dois gostam de andar de bicicleta, assistir TV e sair para jogar bola, paixão de Otávio desde a infância.

Otávio Berlanda nasceu em Jacinto Machado mas foi criado em Meleiro, uma pequena cidade do interior de Santa Catarina. “Lá não havia muito o que fazer. As crianças costumavam brincar na roça e jogar bola”, conta. Ele vê na infância do filho uma muito diferente da sua, principalmente quando se trata da cidade em que vivem. O diretor vem a pé para o trabalho todos os dias e, ano após ano, percebe o aumento do congestionamento no trânsito de Florianópolis, principalmente no entorno da UFSC. Ele pensa no futuro do próprio filho, que em breve estará andando sozinho por essas ruas movimentadas, e espera que os recursos para a construção da ciclovia na Universidade sejam conquistados o quanto antes, para que, ao menos dentro do campus, pedestres e ciclistas tenham mais segurança.

Nesses 25 anos de UFSC, a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi o que mais marcou o diretor. Ele acredita que, devido ao programa, surgiu uma nova demanda de contratação de servidores, trazendo uma nova geração para trabalhar na Universidade.

 

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria