Conheça Janaína Santos, coordenadora de Avaliação e Apoio Pedagógico

05/09/2013 18:21

Janaína Santos, coordenadora de Avaliação e Apoio Pedagógico. Foto: Gabriela Dequech – AI/GR


Bailarina e historiadora, Janaína Santos agora está focada na implantação do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes. Técnica em Assuntos Educacionais na UFSC desde 2009 e atualmente na função de coordenadora de Avaliação e Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Janaína acredita que o ensino básico e o superior devem ser pensados como uma continuidade. Para ela, está muito claro que a universidade tem um dever social a ser cumprido, principalmente nas escolas, onde deve se fazer mais presente. “Temos que criar mais pontes, porque aqui as condições são melhores, temos mais oportunidades. Devemos aproveitar isso”, afirma.

Apaixonada por dança, Janaína começou as aulas de balé aos 6 anos. Aos 15, foi selecionada para atuar no corpo de baile do Teatro Guaíra, em Curitiba. Mais tarde chegou a começar a faculdade de dança, mas teve que parar por causa de uma lesão. Acabou retornando a Florianópolis, onde se apresentou com o Grupo Cena Onze, atuou como professora de balé clássico e dança moderna e iniciou a graduação em História na UFSC.

“Sempre gostei muito de História”, conta Janaína. “Eu queria trabalhar com isso e poder mudar a visão que as pessoas têm dessa área”. Por alguns anos, atuou como professora no ensino fundamental, mas infelizmente a experiência não foi como esperava. “Eu me desiludi com as condições em que a educação brasileira se encontra”, revela. “Tanto na rede pública quanto na particular é possível perceber como é grave o problema na nossa formação”, lamenta a historiadora.

Um levantamento realizado pela Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico revelou que os problemas identificados por Janaína Santos no ensino fundamental aparecem também quando os alunos ingressam na universidade. O estudo mostrou que as áreas com maiores dificuldades são Matemática, Física, Química, Bioquímica e Leitura e Produção Textual. Por isso, foi lançado o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes, que tem como objetivo auxiliar os alunos no percurso da sua graduação, ajudar a diminuir índices de reprovação e evasão, além de oferecer qualidade de ensino, com condições de igualdade de aprendizagem entre todos os discentes. “Não serão trabalhados conteúdos de graduação, e sim conteúdos básicos”, explica Janaína Santos.

Apesar de todas dificuldades, a historiadora ainda sonha em retornar à docência, mas, dessa vez, na universidade. Ela já terminou o mestrado, onde aprofundou a pesquisa de seu TCC sobre os campos de concentração criados em Santa Catarina durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, pretende cursar doutorado e se especializar na área de Videodança, para depois poder realizar o sonho de ser professora universitária.

A bailarina, historiadora e coordenadora de Avaliação e Apoio Pedagógico também participa de diversos projetos da UFSC. Janaína foi uma das quatro criadoras da Semana de Dança, participou da organização da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) e atualmente está ajudando a idealizar o Café com Dança, evento previsto para ter sua primeira edição em setembro deste ano.

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria