Pró-Reitoria de Pós-Graduação promove seminário de boas práticas

03/12/2013 13:00

Seminário de boas práticas organizado pela PROPG reuniu técnicos-administrativos em Educação. Foto: Wagner Behr/Agecom / UFSC

Um encontro para compartilhar conhecimentos, com foco na qualidade do trabalho. Esse foi o objetivo do Seminário de Boas Práticas das Secretarias dos Programas de Pós-Graduação realizado na última quarta-feira (27) em Florianópolis. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reuniu técnicos administrativos em Educação (TAEs) que atuam nas secretarias dos 72 programas stricto sensu da Universidade e funcionários da PROPG.

Os servidores que trabalham nas secretarias dos Programas de Pós-Graduação administram os registros das atividades acadêmicas e as questões financeiras. “Numa reunião como essa, percebemos as dificuldades, o engajamento e os acertos dessas pessoas. Há uma disponibilidade para contar para os colegas como dá certo. Para que uma pós-graduação seja de qualidade, ela precisa ter bons estudantes, bons professores, boas aulas e uma boa estrutura de secretaria de apoio, com pessoas comprometidas com o trabalho”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação, Joana Maria Pedro.

Palestra, mesa redonda e dinâmica de grupo realizadaspor educadores e psicólogos integraram a programação. Um debate sobre os problemas recorrentes no desempenho das atividades resultou em um levantamento de possíveis soluções. “O seminário faz parte de um trabalho para poder melhorar a comunicação entre as secretarias dos Programas de Pós-Graduação e também com a PROPG. O que a gente quer é alavancar essas boas práticas que existem em algumas secretarias”, explica a administradora da Coordenadoria de Acompanhamento de Programas (CAP/PROPG), Verônica de Souza de Melo. Cerca de 80 pessoas participaram das atividades desenvolvidas as longo do dia.

A ideia de organizar encontros com os técnicos que atuam nos Programas surgiu durante a elaboração do planejamento estratégico da Pró-Reitoria. “Usamos esse espaço para que as pessoas se conheçam e saibam o que cada um faz. Levamos secretários que deram exemplos de suas boas práticas”, explica a coordenadora de Apoio Administrativo da PROPG, Rosângela Gomes da Silva. A primeira reunião foi realizada durante uma tarde do mês de junho com o intuito de promover a integração entre os setores. A proposta é desenvolver outros seminários em 2014.

Bruna Bertoldi Gonçalves / Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria / UFSC
(48) 3721-4558 / Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.