Nota Oficial – Estrutura do Curso de Medicina Veterinária e do Campus Curitibanos da UFSC

15/09/2014 16:04

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) esteve reunida, na última segunda-feira, dia 8, com a direção do Campus Curitibanos da UFSC, a coordenação do curso e representantes do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária. O objetivo da reunião foi discutir encaminhamentos para o curso, sua realidade atual e perspectivas a curto e médio prazo. Durante a reunião, ficou acordado que um Grupo de Trabalho (GT) será constituído para encaminhar ações emergenciais que viabilizem as disciplinas práticas relacionadas à clínica e cirurgia para os alunos das 5ª, 6ª e 7ª fases do curso.

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) recebeu duas propostas, disponíveis no Processo nº 23080.042465/2014-02, após decisão do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária, visando à resolução de questões estruturais do curso. Uma das propostas era favorável a que o curso adotasse estrutura multicampi, com aulas sendo realizadas também em Florianópolis; a outra defendia que o curso permanecesse em Curitibanos. A partir do recebimento das propostas, a Administração Central emitiu seu parecer, posicionando-se a favor da permanência do curso em Curitibanos.

Participaram da reunião as reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Marins Pacheco, o pró-reitor de Graduação (PROGRAD), Julian Borba, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), Antônio Cezar Bornia, a pró-reitora adjunta da PROPLAN, Izabela Raquel, o diretor-geral do Campus Curitibanos, Leocir José Welter, o diretor acadêmico, Juliano Gil Nunes Wendt, o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Erik Amazonas de Almeida, e representantes discentes.

O Campus Curitibanos foi criado em 2009, e o curso de Medicina Veterinária, em 2012, quando as demandas de infraestrutura do Campus foram consideradas no planejamento das atividades do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE), vinculado à PROPLAN. Atualmente o Campus conta com um prédio de cerca de 5 mil metros quadrados, que abriga toda a estrutura dos três cursos oferecidos (Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária). Um segundo prédio com mais salas de aula e laboratórios deve ter sua construção iniciada até o início de 2015.

O Hospital Veterinário, importante estrutura de estudo para o curso de Medicina Veterinária, está em fase de elaboração dos projetos de arquitetura e engenharia, com uma empresa especializada. Os projetos deverão ser concluídos até o final de 2014 e suas aprovações junto aos órgãos competentes, no início de 2015. Assim, o Hospital terá condições de ser encaminhado para licitação da obra e sua construção será iniciada no próximo ano. A estrutura disponível para utilização dos alunos enquanto o Hospital não é concluído é o Centro de Educação Profissionalizante (CEDUP), liberado para uso da UFSC a partir de um convênio firmado com o Governo do Estado. As instalações, de cerca de 2 mil metros quadrados, estão sendo adaptadas para serem utilizadas como salas de aula e laboratórios já neste segundo semestre de 2014.

O posicionamento da Administração Central está fundamentado no compromisso com a interiorização da Universidade, com a democratização do acesso ao ensino superior, com o ensino público, gratuito e de qualidade, com o compromisso com a superação das desigualdades regionais do estado de Santa Catarina, e com uma concepção da UFSC como uma universidade verdadeiramente pública e compromissada com TODA a sociedade catarinense e brasileira.

Esperamos contar com o apoio da comunidade acadêmica do Campus, no sentido de buscarmos soluções aos problemas emergenciais, e que continuemos no compromisso com a consolidação de uma UFSC multicampi.

 

Administração Central

Universidade Federal de Santa Catarina

Tags: Campus CuritibanosUFSC