Nota de esclarecimento da Reitoria sobre pagamento de auxílio emergencial de alimentação

01/07/2015 14:39

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que:

1. Todos os encaminhamentos internos para o pagamento dos subsídios de assistência estudantil estão sendo monitorados e acompanhados. No caso específico do auxílio-alimentação, o atraso de um dia no depósito ocorreu em virtude da greve dos técnicos-administrativos em Educação (TAEs). Não procedem, portanto, informações de corte permanente do benefício em função de problemas orçamentários. Os depósitos foram feitos nesta terça-feira, 30 de junho.

2.  Segundo  informações do Banco do Brasil, os estudantes que nele possuem conta devem receber o subsídio de auxílio emergencial de alimentação no dia 1º de julho. Para estudantes que possuem conta em outro banco, os depósitos serão compensados até esta quinta-feira, 2 de julho.

3. Na noite de ontem, 30 de junho, foi oferecido aos estudantes, em caráter emergencial, cesta básica com alimentos não perecíveis; um lanche, à noite; e almoço, nesta quarta-feira, 1º de julho. Os estudantes não aceitaram a proposta.

4. Sobre o pedido para que todos os alunos possam almoçar no Restaurante Universitário do Centro de Ciências Agrárias (CCA), informamos que o local já alcançou o limite de sua capacidade de atendimento, e tem oferecido, desde o início da greve, cerca de mil refeições a mais diariamente. A UFSC não dispõe de recursos para aumentar a estrutura do restaurante, ampliar seu espaço e oferecer transporte até o CCA, como reivindicado pelos manifestantes.

5. Já havíamos solicitado ao Comando Local de Greve a reabertura do RU. Ontem, 30 de junho, solicitamos também o reestabelecimento do funcionamento do Departamento de Contabilidade e Finanças da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (DCF/Proplan), considerando que é essencial garantir, em tempo hábil, o pagamento de subsídios aos estudantes com comprovada vulnerabilidade socioeconômica.

6. Acreditamos ser fundamental o retorno do funcionamento do Restaurante Universitário do campus do bairro Trindade, até, pelo menos, o encerramento do primeiro semestre de 2015. Por isso, encaminhamos os documentos acima citados ao Comando Local de Greve dos TAEs. A conclusão deste semestre, já em curso, é de extrema importância, em respeito às pessoas, às famílias e, sobretudo, aos estudantes, que dependem de estruturas básicas, como a Biblioteca (BU) e o RU, para a sua manutenção em Florianópolis.

Florianópolis, 1º de julho de 2015.