Nova direção do campus de Joinville assume com o compromisso de criar regimento interno

04/03/2013 21:30

A diretora acadêmica, Suelí Fischer Beckert, e o diretor geral, Luís Fernando Peres Calil, recebem as portarias da reitora Roselane Neckel. Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC.

Em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 1º de março, a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Roselane Neckel, deu posse ao novo diretor geral do Campus Joinville, Luís Fernando Peres Calil, e à diretora acadêmica, Suelí Fischer Beckert. Ambos são professores do Centro de Engenharia da Mobilidade (CEM). Os novos diretores assumem com a missão de criar o regimento interno, que será a base para o reconhecimento formal do campus na estrutura da Universidade. A solenidade aconteceu no auditório do campus da UFSC em Joinville.

Em seu discurso de posse, o novo diretor geral listou cinco ações prioritárias. Além de regimentar o campus, sua gestão buscará estabelecer a pós-graduação, consolidar o corpo docente, aproximar a UFSC da indústria local e implementar o campus que está em fase de construção. “Nos próximos meses vamos passar por uma reestruturação administrativa e pedagógica, e também concluir os laboratórios de grande porte, como a pista de teste e o túnel de vento”, afirma o professor Calil.

Já a nova diretora acadêmica deve iniciar suas atividades promovendo a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs). Outra prioridade é fazer a integração dos 58 novos professores, que serão contratados por meio do concurso lançado também nesta sexta-feira e que oferece 205 vagas no total. Atualmente a equipe de docentes do Campus Joinville é formada por 35 professores efetivos e nove temporários. Com o apoio de 20 servidores técnico-administrativos, a equipe é responsável pela formação dos 1.270 estudantes matriculados.

A reitora Roselane Neckel agradeceu aos diretores que deixam o cargo, Acires DiasÁlvaro Lezana, e também ao professor Antônio Marcon e Hazim Ali Al-Qureshi. “Em todos os diálogos, vocês mostraram a importância do trabalho que estamos fazendo para o Brasil, para Santa Catarina e para Joinville”, afirmou.

Para a reitora, este trabalho serve como referência a outros espaços do mundo. “As ideias construídas aqui podem solucionar problemas de países que têm realidade semelhante à do Brasil”, afirma a reitora. “Nosso objetivo é consolidar Joinville como um polo educacional de Santa Catarina e como uma referência para o mundo”, completa. Em recente reunião junto ao MEC, a reitora conseguiu obter o comprometimento de que o ministério irá viabilizar as negociações com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para resolver o acesso viário ao novo campus, localizado às margens da BR 101.

O campus da UFSC em Joinville foi inaugurado em agosto de 2009, como parte do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). À frente do projeto estavam o professor Acires, como diretor geral, o professor Lezana, como diretor acadêmico, o arquiteto Francisco Alexandre Sommer Martins, que permanece no cargo de diretor administrativo, e o professor Antônio Marcon. Para os diretores que assumem, o professor Acires desejou que suas lideranças harmonizem a boa energia que emana dos servidores, alunos e da comunidade de Joinville.

Com o apoio de diferentes setores da UFSC, a equipe construiu o projeto pedagógico, buscou soluções para o desafio do crescimento do número de alunos e o déficit das instalações físicas, além de ter iniciado e consolidado as obras do campus. Atualmente o Bloco 1, destinado a salas de aula, está com os quatro pavimentos estruturados. Ao lado, o terreno já está preparado para receber o Bloco 2 (prédio dos professores), cujo estaqueamento está previsto para iniciar na próxima semana.

Veja aqui outras fotos da cerimônia.

Laura Tuyama / Jornalista da Agecom / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.