Catálogo de Serviços da SeTIC passa por reformulações

03/06/2013 10:51

O Catálogo de Serviços da SeTIC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação) existe há quase dois anos. Associado a uma metodologia de gestão de serviços de TI, a ferramenta foi criada com o intuito de informar a comunidade acadêmica sobre os serviços disponíveis, indicando como esses serviços são prestados, como é feita sua requisição, quais são as formas de atendimento e as políticas de uso.

Foto: Airton Jordani – AI/GR

Há seis meses o Catálogo vem sendo reformulado para atender melhor aos usuários. Dentre as medidas dessa reformulação, já foi desenvolvido um software para fazer seu gerenciamento e, em parceria com o Programa de Identidade Visual da UFSC, uma nova identidade visual está em processo de concepção.

Para Edison Melo, superintendente da SeTIC, o Catálogo ajuda a normatizar os processos que envolvem cada serviço. Só assim, segundo ele, é possível atender a uma universidade com 40 mil pessoas. Nos últimos oito meses, a SeTIC respondeu mais de 10 mil chamados de serviços. Atualmente, o mais requisitado é o Correio Eletrônico. “O foco principal é criar um canal formal de comunicação entre o usuário e o gestor da TI, fazer com que as demandas e as necessidades de uso cheguem até quem faz a gestão da tecnologia”, diz Edison Melo. O Catálogo oferece, para cada serviço, um suporte de atendimento, que deve ser acionado no caso de haver alguma falha, e disponibiliza, ainda, a Política de Uso dos recursos de TIC da UFSC, definida com o apoio do Comitê de Tecnologia da Informação da Universidade.

A criação do Catálogo de Serviços faz parte de um conjunto de boas práticas conhecido como ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Essa metodologia busca promover a gestão dos serviços de Tecnologia da Informação com foco no cliente e na qualidade dos serviços, dando uma descrição detalhada das tarefas e procedimentos que uma organização de TI pode customizar para suas necessidades.

 

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria

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