Sistema de Bibliotecas da UFSC adota nova versão do aplicativo Pergamum

27/08/2013 15:04

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O Sistema de Bibliotecas da UFSC (SiBi/UFSC) é composto por 9 bibliotecas: a Biblioteca Central e as setoriais do Centro de Ciência Físicas e Matemáticas (CFM), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Centro de Ciências da Educação (CED), do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Colégio de Aplicação (CA)  e as setoriais dos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville. Seu acervo conta com 792 mil exemplares, sendo cerca 243 mil títulos, entre livros, periódicos, teses, dissertações, obras raras, CDs, DVs, mapas e outros tipos de materiais. Para o gerenciamento dos seus  processos, a  BibliotecaUniversitária utiliza o sistema Pergamum, que vem passando por mudanças para se adequar aos avanços e demandas tanto da biblioteconomia quanto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs),  resultando em novas customizações e aplicações.

A nova versão web do software (Pergamum Web), agora em SQL, surge como uma evolução do aplicativo Pergamum em cliente servidor. Com isso pode  ser utilizado por meio de  qualquer navegador de internet e intranet, dispensando a instalação individual nos equipamentos. Essa versão está em uso na UFSC desde julho deste ano.

O usuário passa a ter uma tela de consulta mais amigável, com mais recursos de buscas e filtros de pesquisas. Em breve poderá consultar também, na mesma tela do Pergamum, todas as bases de dados disponíveis nas Bibliotecas da UFSC. Além disso, o próprio usuário poderá imprimir sua declaração de nada consta, não havendo mais necessidade de se deslocar até uma das  Bibliotecas para gerar o documento. A médio prazo poderá atualizar seus dados cadastrais também diretamente via web.No módulo de aquisição, projeto a longo prazo, vai trabalhar com níveis de hierarquia, podendo definir mais adequadamente as demandas de cada Centro de Ensino e das Bibliotecas.

Saiba mais:

Alita Diana/Jornalista da Agecom/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.