Reitoras comparecem a solenidades de posse de ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação

08/01/2015 16:26
Novo ministro da Educação, Cid Gomes, e a reitora Roselane Neckel após solenidade de posse na última sexta-feira, dia 2. (Foto: Andifes/Cortesia)

Novo ministro da Educação, Cid Gomes, e a reitora Roselane Neckel após solenidade de posse na última sexta-feira, dia 2. (Foto: Andifes/Divulgação)

As reitoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco compareceram às solenidades de posse do ministro da Educação (MEC), Cid Gomes; e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo. As cerimônias aconteceram em Brasília na última sexta-feira, dia 2.

Durante as solenidades as reitoras cumprimentaram os novos ministros de governo da presidenta Dilma Rousseff e expressaram seu agradecimento ao ex-ministro Henrique Paim, que, ao deixar o cargo encerra uma trajetória de 11 anos de atuação no MEC. “Paim merece nosso respeito pelo trabalho que realizou no processo de expansão do ensino superior e das conquistas referentes às vagas de equivalentes para professores e técnicos. Muito nos ajudou também com negociações junto ao MPOG que garantiram o nosso orçamento”, ressaltou a reitora Roselane Neckel.

As reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco agradeceram o ex-ministro Henrique Paim pelos avanços frente ao Ministério da Educação. (Foto: Andifes/Cortesia)

As reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco agradeceram o ex-ministro Henrique Paim pelos avanços frente ao Ministério da Educação. (Foto: Andifes/Divulgação)

“Para nós, seria muito importante que o ministério continuasse priorizando a consolidação do Reuni [Programa de Restruturação e Expansão das Universidades Federais] com as vagas de professores e técnicos ainda necessárias e os recursos para continuidade das obras de infraestrutura tão importantes para o ensino, a pesquisa e a extensão”, salientou Roselane.

O ministro Cid Gomes, é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e já atuou como prefeito da cidade de Sobral (CE) e governador do Ceará. Em seu discurso, Gomes destacou a prioridade para a Educação que deverá nortear o segundo mandato da presidenta Dilma. Dentre seus principais objetivos, o novo ministro citou a reforma do Ensino Médio e a valorização dos professores. Gomes disse ainda que vai trabalhar para atingir as metas do Plano Nacional de Educação.

“No ensino médio temos um desafio especial, que é, além de ampliar o acesso, reformar o seu currículo, compreendendo as características regionais de cada estado e município brasileiro. Para que tenhamos êxito, será necessário todo o apoio de professores e universidades”, destacou o ministro.

O ministro do MCTI, Aldo Rebelo, que ocupava o Ministério do Esporte, assumiu o cargo comandado antes por Clélio Campolina. Durante a posse, Rebelo deu destaque ao “papel político da ciência”. “A observação, ao relacionar a ciência com a política, é no sentido de valorizar a agenda da ciência, da tecnologia e da inovação junto ao governo e junto ao Congresso. [Sem essa aproximação] você corre o risco de sofrer prejuízos, porque muitas decisões que são importantes para a ciência, da tecnologia e da inovação, são decisões políticas”, destacou Rebelo.

Além disso, Rebelo destacou a importância do fortalecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a fim de que os trabalhos nas áreas de ciência e tecnologia possam ser intensificados, expandidos e integrados.

As reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco e o ministro Aldo Rebelo, da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação após solenidade de posse na última sexta-feira, dia 2. (Foto: Andifes/Divulgação)

As reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco e o ministro Aldo Rebelo, da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação após solenidade de posse na última sexta-feira, dia 2. (Foto: Andifes/Divulgação)

“Que nós tratemos de fortalecer esse sistema, de recuperar possíveis perdas ocorridas e que tratemos de fortalecer a agenda da ciência e da tecnologia, de prestigiá-la, de dar a ela dimensão política, de valorizá-la socialmente e de dar ao país uma mentalidade científica”, destacou.

 

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista/Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Com informações da Empresa Brasileira de Comunicação/Agência Brasil

Tags: MCTIMEC