UFSC discute parceria com pesquisadores do ITA

09/05/2013 08:44

Pesquisadores do ITA discutem parceria com a UFSC
(Foto: Airton Jordani – AI/GR)

Uma delegação composta por seis professores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), liderada pelo reitor Carlos Américo Pacheco e pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Celso Hirata, acompanhada pelo diretor técnico da Embraer, Paulo Lourenção, esteve na UFSC na quarta-feira, dia 8. Além de se reunir com a reitora em exercício Lúcia Helena Martins Pacheco, a comitiva debateu com pesquisadores da UFSC possibilidades de cooperação dentro do Programa para o Ensino de Engenharias, apoiado pelo Ministério da Educação,que conta com a participação do Massachussets Institute of Technology (MIT).

Os professores do ITA participaram de uma reunião,às 9 horas,com a presença da reitora em exercício Lúcia Helena Pacheco, do Pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy, da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Joana Pedro e do Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Rogério Luiz de Souza. Das 10h às 11h, a comitiva se reuniu com os diretores do Centro Tecnológico, Sebastião Soares do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Tarcísio Grande e do Campus de Joinville, Luis Fernando Calil. No período da tarde, os pesquisadores de ambas instituições se dividiram em três grupos para discutir  áreas prioritárias de cooperação,  as relações das IFES com as indústrias e  possibilidades de cooperação na graduação.

Ao final do encontro, que contou com o acompanhamento do Pró-Reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy, e do Diretor de Projetos, Elias Machado, cada um dos grupos apresentou um relato das discussões e sugestões de propostas a serem mais bem elaboradas pelas duas instituições. Ficou acertado que as sugestões serão sistematizadas pelo Reitor do ITA, Carlos Pacheco e pelo Pró-Reitor da UFSC, Jamil Assreuy. Dentro de três a quatro semanas haverá uma nova rodada de discussões, desta vez, na sede do ITA, em São José dos Campos. Além da UFSC, participam do Programa de Apoio ao Ensino de Engenharias a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal de Itajubá, a Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Brasília.