Pró-Reitoria de Administração atualiza o Manual de Compras

21/06/2013 17:19

Uma versão atualizada do Manual de Compras, elaborado pelo Departamento de Compras e Licitações da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), está disponível desde o começo deste mês no site http://dcl.proad.ufsc.br/. A primeira edição do documento, criado no ano passado, consistia em um passo-a-passo sobre como inserir os pedidos de produtos no Sistema de Gestão de Compras e Licitações (SCL). A nova versão do manual é, na verdade, uma ampliação detalhada sobre como proceder em qualquer tipo de aquisição.

A diretora do Departamento de Compras e Licitações, Karen Pereira Alvares, informa que a intenção do departamento é continuar atualizando o manual. “A legislação não é estática; sempre há novos entendimentos, decretos e normativas. Por isso, o manual estará em constante revisão, e a versão atualizada será disponibilizada em nosso site”. No site, também se encontra o Calendário de Compras, que é dividido em duas categorias: material permanente e material de consumo. Este ano, a segunda etapa dos pedidos para compra de material permanente inicia no dia 1º de julho e vai até 30 de julho; a de material de consumo já começou e se encerra no dia 30 de junho.

Equipe responsável pela elaboração do Manual de Compras
Foto: Gabriela Dequech – AI/GR

A ideia da elaboração do manual surgiu em 2012, quando Karen Pereira Alvares assumiu a diretoria do Departamento de Compras e Licitações. Ela conta que, diariamente, recebia diversos telefonemas de pessoas buscando esclarecimentos. A diretora explica que, quando assumiu, ainda faltava realizar um mapeamento dos processos, além de padronizar e definir rotinas.

Após criar e divulgar a primeira versão do guia, em 2012, as dúvidas continuaram aparecendo. Com a nomeação de novos servidores, foi formado um grupo de trabalho envolvendo todas as cinco coordenadorias do Departamento de Compras e Licitações, para revisar e complementar o primeiro manual. Durante o processo de revisão, foi verificado que não havia um formulário padrão para os pedidos. A equipe então criou uma série de formulários, com o intuito de padronizar as solicitações diversas e os procedimentos, que podem ser encontrados nos apêndices do manual.

A diretora afirma que “o processo é bem burocrático por natureza”, mas existem novos elementos que facilitaram as compras. Depois da campanha “UFSC sem Papel”, lançada em 2010, todos os processos são feitos em meio digital, garantindo maior agilidade para as compras da Universidade. As únicas exceções são alguns projetos de engenharia, que exigem um grande volume de documentos.

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria