Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulga projetos aprovados para compra de equipamentos pela Capes

04/07/2013 16:17

A comissão designada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) para elaborar o Projeto Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o Pró-Equipamentos aprovou nove dos dez subprojetos apresentados pelos programas de pós-graduação da Universidade. O Projeto Institucional será submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) até o dia 10 de julho.

O Pró-Equipamentos, edital da Capes que destina recursos para a compra de equipamentos em programas de pós-graduação, visa à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica. Em 2013, serão aplicados R$ 130 milhões nas instituições brasileiras. A distribuição de recursos é feita de acordo com o número de programas de pós-graduação credenciados pela Capes em cada instituição. A UFSC dispõe de 67 programas credenciados, incluindo os mestrados profissionais.

“Segundo nossos cálculos e de acordo com o edital, a UFSC deve ter direito a R$ 2,948 milhões, os quais serão destinados para a compra de equipamentos, em sua maioria importados. Ainda precisamos da aprovação da Capes, mas, desde 2008, quando a compra de equipamentos para pós-graduação foi centralizada com a PROPG, a Capes vem aprovando nossos projetos institucionais na íntegra”, explica Marcos Moisés Pompílio, diretor do Departamento de Pós-Graduação da PROPG.

O diretor complementa que os subprojetos selecionados servirão principalmente para melhorar a estrutura dos laboratórios de pesquisa e pós-graduação da UFSC. “Na seleção, utilizamos os critérios de aprovação dos subprojetos alinhados aos objetivos do edital: equipamentos de uso compartilhado, privilegiando a importação direta, encaminhados pelos centros de ensino, juntando os programas de pós-graduação”, esclarece o diretor.

“Esperamos adquirir todos os equipamentos dos nove subprojetos. Entre eles estão ultracentrífugas refrigeradas, pletismógrafo com dispositivo de avaliação pediátrica, sistema de cromatografia gasosa, entre outros equipamentos que poderão ser utilizados por toda a comunidade acadêmica”, acrescenta.

O edital com os subprojetos contemplados podem ser acessados no site da PROPG. A Capes divulgará o resultado no final do mês de agosto.

Mayra Cajueiro Warren/Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria

Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. / Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

(48) 3721-4558