UFSC participa da entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica

12/08/2013 14:19

A diretora do Departamento de Inovação Tecnológica (DIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, Rozangela Curi Pedrosa, representou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em solenidade ocorrida no dia 6 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro, onde foi feita a entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O evento teve por objetivo premiar projetos que tenham recebido recursos oriundos da Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que busquem soluções inovadoras na área de Exploração e Produção de Petróleo e/ou Gás Natural. Foi premiado em primeiro lugar o projeto Separação Submarina Água Óleo (SSAO), que está no campo de Marlim, na Bacia de Campos, com a participação das universidades federais do Rio de Janeiro e de Itajubá.

O modelo de concessão estabelece a obrigatoriedade de o concessionário investir o valor correspondente a 1% da receita bruta de um determinado campo na realização de despesas qualificadas em pesquisa e desenvolvimento. Esta cláusula determina que o concessionário aplique, pelo menos, 50% deste valor em despesas qualificadas pela ANP nas contratações de instituições de pesquisa e desenvolvimento nacionais (universidades ou institutos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico), previamente credenciadas pela Agência.

De acordo com o relatório da ANP, a UFSC ocupa a 7ª posição no ranking geral das instituições que receberam maior volume de recursos para serem aplicados em P&D, na área de interesse da Agência. No mesmo ranking, considerando apenas as universidades, a UFSC ocupa a 5ª posição, superando a Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de São Paulo (USP), dentre outras.

Os fatos demonstram que há a possibilidade de a UFSC encaminhar projetos para concorrer a essa premiação. Vejamos os números: 67 projetos contratados e 790 participantes entre coordenadores e pesquisadores.

Por outro lado, também é de interesse da ANP capacitar profissionais para os novos desafios. Para isso criou o Programa de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo, cujo objetivo é estimular a formação e especialização de graduandos, mestrandos e doutorandos interessados em atuar nessa área.

Para tanto, o Programa oferece recursos financeiros, na forma de bolsas de estudos e taxa de bancada, o programa de formação de recursos humanos executados em universidades e instituições de ensino e pesquisa do país, previamente selecionadas pela ANP.

Outras informações sobre o evento e instituições parceiras da Petrobras no Relatório da ANP.

DIT: (48) 3721-9628 / www.dit.ufsc.br.