UFSC trabalha para implantar Observatório de Economia Criativa

16/08/2013 16:21

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai instalar um Observatório de Economia Criativa (Obec) no campus de Florianópolis nos próximos meses. O projeto é uma proposição do Ministério da Cultura (MinC). Desde o início da gestão, a reitora Roselane Neckel e outros representantes da Universidade buscam fortalecer a parceria com o Governo Federal para a implementação de projetos em Santa Catarina e para a captação de verbas para iniciativas institucionais.

A vice-reitora, Lúcia Helena Martins Pacheco, o secretário de Cultura da Universidade, Paulo Ricardo Berton, e o diretor do Departamento de Assuntos Estudantis, Sérgio Schlatter Junior, participaram de reuniões em Brasília nos últimos meses. A intenção é que a UFSC seja uma das portas por onde passarão as políticas do MinC para Santa Catarina.

Em um desses encontros com membros das secretarias do MinC, a Universidade recebeu a proposta de implantar um Obec – núcleo que se propõe a fazer um levantamento de dados e apresentar o diagnóstico da área da cultura em Santa Catarina. Quem são os produtores e artistas que atuam no estado e como eles são financiados são perguntas a serem respondidas.

O secretário de Cultura da UFSC dialoga com representantes do MinC para dar continuidade às tratativas e estabelecer o alinhamento entre as políticas da UFSC e do Governo Federal. “A SEC foi criada em 2012. Economia criativa é um conceito recente no MinC, que tem a ver com estimular atividades econômicas que partam de atividades culturais. O objetivo é que sobrevivam do ponto de vista da sustentabilidade e da economia. É a junção do valor econômico com o valor simbólico”, esclarece Paulo Berton, que cita o trabalho das rendeiras do estado como um exemplo de economia criativa que incentiva a tradição e a perpetuação de um saber prático.

O Obec faz parte da política de articulação do MinC com as universidades federais. A verba para o projeto – que apresenta um plano para quatro anos – está confirmada. “O Governo Federal já implantou cinco Observatórios. Serão lançados mais três, e a UFSC entra nesse segundo grupo. A liberação de recursos ocorrerá quando o Obec estiver oficialmente criado, e isso vai acontecer no segundo semestre. O orçamento é de 850 mil reais para 2013 e 2014. Serão liberados 300 mil reais em 2013 e 550 mil no ano que vem. Há uma determinação do MinC de como esse dinheiro deve ser empregado. Uma parte será utilizada para a infraestrutura do espaço e a outra será usada nas pesquisas”, afirma o Paulo Berton.

A Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC é a coordenadora técnica do projeto. O plano de trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, a Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento. De acordo com o secretário de Cultura, um diagnóstico da economia criativa em Santa Catarina, construído em conjunto com todos os campi, será apresentado ao MinC. A Secult está envolvida na discussão de outros projetos do Governo Federal que visam a dar apoio e estimular a produção artística e cultural não apenas na UFSC, mas também nas comunidades próximas aos campi.

Paulo Berton atribui o interesse do MinC em instalar o Obec na UFSC ao importante papel cultural que a Universidade possui em Florianópolis e em Santa Catarina. “O Observatório será um espaço dentro da Secult no qual bolsistas vão fazer pesquisas sob orientação de professores. As informações vão subsidiar o MinC para o desenvolvimento de políticas. A tendência é que ele cresça e inclua pesquisas de professores, em núcleos ou laboratórios”, explicou. A intenção é que, futuramente, entes externos que tratam do assunto também colaborem com o Obec. Há a possibilidade de parcerias com os governos municipal e estadual.

 

Bruna Bertoldi Gonçalves
bruna.bertoldi@contato.ufsc.br/(48) 3721-9319
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria/UFSC