UFSC e Prefeitura Municipal de Florianópolis firmam acordo de cooperação

27/08/2013 13:18

Reunião entre UFSC e Prefeitura Municipal abordou parcerias e cooperação, com a assinatura de um protocolo de intenções. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) firmaram um protocolo de intenções nesta segunda-feira, dia 26. O documento, assinado pela reitora Roselane Neckel e pelo prefeito César Souza Jr., possibilitará a cooperação técnica mútua em áreas como tecnologia e inovação, urbanismo, saúde, cultura, educação, comunicação e divulgação científica.

O acordo vem sendo discutido desde o início do ano pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável e pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFSC. O protocolo prevê que todos os projetos que forem desenvolvidos com parceria entre a UFSC e Prefeitura sejam regidos por documentos específicos, separadamente.

O pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy Filho, destacou que se trata de um acordo amplo, que prevê cooperação em pesquisa, ensino e extensão. “Quando iniciamos as tratativas descobrimos que não existia um acordo semelhante, só projetos pontuais. Em 52 anos de fundação, a UFSC nunca havia formalizado a cooperação com a Prefeitura”, ressaltou.

O Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Rui Luiz Gonçalves, também destacou o ineditismo dessa formalização. “Pela primeira vez estamos institucionalizando a parceria entre a Prefeitura e a Universidade. De agora em diante simplifica-se esse relacionamento”, explica. “O mais importante desse acordo é que ele se torne permanente e irreversível. Que se transforme em uma política pública, que a atual reitora e o atual prefeito consigam colocar nessa parceria um ritmo que ela continue a ter validade mesmo com a chegada de novos gestores na UFSC e na Prefeitura, para o bem da cidade”, complementou o secretário.

O prefeito César Souza Jr. e a reitora da UFSC Roselane Neckel assinam protocolo de intenções entre universidade e prefeitura.

O prefeito falou do interesse mútuo entre a UFSC e a PMF. “Essa interação é importantíssima. Temos muitas necessidades conjuntas e precisamos de um parceiro que nos ajude com serviços de avaliação, pesquisa”, acrescentou. A reitora também reconheceu que o acordo é um marco. “Vamos trabalhar com planejamento e crescer juntos. Queremos receber as demandas da Prefeitura e colocar nossas pró-reitorias à disposição, para organizar e gerar contrapartidas para a Prefeitura e, consequentemente, para toda a cidade”, enfatizou.

Durante a reunião, foram discutidos, entre outros temas, a criação do Parque Viva Ciência, a revitalização da região do aterro da baía sul e a implantação e coordenação conjunta do Observatório de Economia Criativa. Além disso, os gestores falaram da reabertura do parque Cidade das Abelhas, da revigoração e reestruturação das fortalezas na capital e de iniciativas conjuntas de cadastramento em programas federais, em projetos de interesse local.

Um novo encontro entre a UFSC e a PMF deve ser agendado nos próximos trinta dias para tratar das propostas de parceria. Participaram também da reunião o secretário municipal adjunto de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, Jefferson Fonseca, o gerente municipal de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Alcides de Ataíde, o chefe de gabinete da Reitoria, Carlos Antonio Oliveira Vieira, o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Juarez Vieira do Nascimento, e o diretor do Departamento de Projetos da Propesq, Elias Machado.

 

Mayra Cajueiro Warren
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria
mayra.cajueiro@ufsc.br / imprensa.gr@contato.ufsc.br
(48) 3721 – 4558