Concurso da EdUFSC homenageia poesia de Cruz e Sousa

20/09/2013 14:38

Gravura de Cruz e Sousa por Mauricio Jobim

Na hora em que o busto do poeta Cruz e Sousa é roubado da Praça XV, em Florianópolis, a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) presta uma justa homenagem no seu concurso de literatura. A edição de 2014, cujas inscrições podem ser feitas no período de 30 de setembro a 1º de novembro de 2013, é dedicada à poesia e é também um tributo ao poeta do Desterro e “pai do Simbolismo brasileiro”. Os poemas não precisam ser inéditos, mas não podem ter sido publicados em livro, avisa o edital lançado e disponibilizado na página da editora (www.editora.ufsc.br), lembrando ainda que os autores devem ser naturais de Santa Catarina ou residentes no Estado há pelo menos dois anos. A iniciativa, segundo pensa o diretor executivo Fábio Lopes, valoriza e aproxima a literatura local da editora.

O prêmio é a publicação do livro com o selo da EdUFSC no decorrer de 2014. Na última edição do Concurso, dedicada à crônica e em homenagem à escritora Maura de Senna Pereira, o livro vencedor foi Crônicas das cidades partidas, da jornalista e professora Jeana Laura da Cunha Santos. Serão editados 300 exemplares ainda neste semestre. Jeana publicou em 2000 A estética da Melancolia em Clarice Lispector, na Coleção Geral. O Concurso foi lançado, em 2010, durante as Comemorações dos 50 anos da UFSC. A primeira edição, dedicada ao romance, homenageou o escritor e ex-diretor da EdUFSC Salim Miguel. O premiado foi o professor e escritor Alckmar Luiz dos Santos com a publicação de Ao que minha vida veio… Na edição seguinte, em homenagem ao cineasta Rogério Sganzerla, diretor do clássico O bandido da luz vermelha, o prêmio foi dirigido para “Roteiros de Cinema e Teatro”. Ganhou, surpreendentemente, um mesmo autor nas duas categorias: o jovem André Felipe Costa Silva. A premiação foi a publicação de Suéter laranja em dia de luto e Não sempre.

Últimos sonetos está em promoção na 17ª Feira do livro da EdUFSC e cai no Concurso Vestibular 2014

Em 2011, o anúncio da premiação coincidiu com a reedição, pela EdUFSC, de Riverão Sussuarana, única obra literária conhecida do cineasta Glauber Rocha, de Terra em transe.

O poeta maior continua na sua sina inglória em busca do reconhecimento na sua terra natal. Roubado na Praça, esquecido no mausoléu e negligenciado no museu, Cruz e Sousa empresta o nome ao concurso da EdUFSC e volta a ser cobrado no Vestibular da Universidade.

Últimos sonetos, publicado pela EdUFSC dentro da Coleção Rebento, cai no Concurso Vestibular 2014, cujas provas acontecem, agora, em dezembro.

Filho de negros alforriados, João Cruz e Sousa nasceu, em 1861, em Florianópolis, na então Nossa Senhora do Desterro. Além de Últimos sonetos, publicado postumamente, escreveu, entre muitos outros, Missal, Broquéis, Evocações e Faróis.

O edital do Concurso Cruz e Sousa 2014 pode ser conferido aqui. Últimos sonetos está em promoção na 17ª Feira do livro da EdUFSC, no Centro de Convivência da Universidade, em  Florianópolis. Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 19 horas, até o dia 12 de setembro, disponibiliza 14 mil livros, sendo 800 títulos próprios. Os lançamentos têm descontos de 30 a 50%. Os demais títulos da EdUFSC podem ser adquiridos com abatimento de até 70%.

Mais informações: (48) 3721-9408/ www.editora.ufsc.br.

Diretor executivo: Fábio Lopes – Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher./ (48) 9933-8887.

Moacir Loth/ Jornalista na Agecom/ UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.