Núcleo de Estudos da Terceira Idade cria programa para acompanhamento nutricional

26/09/2013 14:25

Programa presta atendimento e acompanhamento nutricional gratuito para a população idosa frequentadora do NETI. Foto: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) criou em parceira com alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o programa Nutrição na Terceira Idade (Nuti). Em funcionamento desde agosto deste ano, o programa disponibiliza atendimento e acompanhamento nutricional gratuito para a população idosa frequentadora do Neti. A nutricionista e professora Júlia Dubois Moreira coordena o projeto e supervisiona os alunos.  As professoras Letícia Carina Ribeiro e Lúcia Zanette Ramos também colaboram com o programa. Para a realização dos atendimentos, a equipe conta com oito alunos do curso de Nutrição, seis estudantes voluntários e dois bolsistas de extensão.

A criação do Nuti surgiu da necessidade de atender a população idosa, estimulando hábitos alimentares saudáveis, bem como realizar o atendimento e acompanhamento de idosos que já tenham algum tipo de doença que necessite de terapia nutricional. Os organizadores avaliam que o crescimento da população de idosos traz muitas mudanças no nosso modo de pensar a velhice em sociedade e também a atenção à saúde desta população. O Neti atende anualmente a mais de 500 idosos em Florianópolis, o que torna o local propício para estudos ligados aos hábitos alimentares da terceira idade.

O atendimento nutricional aos idosos é realizado duas vezes por semana, nas terças-feiras no período da manhã e quartas-feiras no turno da tarde. O Nuti atendente de forma individual aos interessados em obter informações mais personalizadas sobre a sua alimentação e suas demandas de saúde. Os agendamentos podem ser feitos na secretaria do Neti.

Posteriormente, a partir de um diagnóstico da população e um perfil das necessidades pretende-se desenvolver atividades educativas e materiais de apoio, como palestras, seminários, oficinas práticas, folders e grupo de discussões com profissionais de saúde.

Por enquanto esse é um programa criado para atender apenas à população que frequenta o Neti e tem algum tipo de vínculo com a Universidade. A coordenadora do projeto, Júlia Dubois, explica que, caso haja necessidade, outros idosos poderão ser beneficiados. “Se for observada a necessidade de ampliação deste serviço, esta será a primeira atitude a ser tomada, visto à importância do acesso a saúde para esta população, principalmente por não haver custos neste atendimento”.

Por ser um projeto ainda muito recente, os resultados ainda não são visíveis. Mudar hábitos alimentares é desafiador, uma vez que a alimentação é cercada de significados e estigmas. Para uma população idosa essa tarefa se torna ainda mais complexa, já que são pessoas que carregam seus hábitos alimentares a tanto tempo. Porém, Júlia Dubois acredita que até o final deste ano já seja possível ver os frutos deste trabalho.

Mais informações:

:: Site http://neti.ufsc.br/atividades/

:: E-mail: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

:: Fone: (48) 3721-9445

 

Andressa Prates Freitas / Estagiária de Jornalismo / Agecom
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Fotos: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC