Vestibular 2014: UFSC lança edital com 6.511 vagas distribuídas em cinco campi

26/09/2013 17:55

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), divulgou nesta quarta-feira, 25 de setembro, o Edital 04/Coperve/2013referente ao concurso Vestibular 2014, para a ocupação das vagas dos seus cursos presenciais de graduação. O quadro geral de vagas do Vestibular UFSC/2014 indica que serão oferecidas 6.511 vagas em 91 cursos e habilitações, nos cinco “campi” da instituição, localizados nas cidades de Florianópolis, Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau. A novidade deste ano são os cinco cursos que serão oferecidos no novo campus da Universidade em Blumenau, totalizando 500 vagas: bacharelado em Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, e as licenciaturas em Matemática e Química. 

As inscrições podem ser feitas no período de 26 de setembro a 23 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço http://www.vestibular2014.ufsc.br/. O valor da taxa de inscrição é de R$ 105, exceto para os cursos de Licenciatura e para o curso de Pedagogia, cuja taxa é de R$ 52,50.  No Requerimento de Inscrição, o candidato que desejar utilizar os 30% da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, 2010, 2011, 2012 ou 2013 e/ou concorrer às vagas destinadas à Política de Ações Afirmativas (PAA/UFSC) deverá fazer a sua opção no ato da inscrição.

De acordo com a nova resolução normativa do Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), finalizada no dia 17 de setembro, ficam reservadas 35% das vagas, distribuídas em modalidades de cotas, aumentando em 5% em relação ao Vestibular UFSC do ano passado. Os candidatos da Política de Ações Afirmativas também concorrerão às vagas da classificação geral.

O Vestibular UFSC/2014 será realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2013, com início, impreterivelmente, às 14h, e duração de quatro horas, em 23 cidades do Estado de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Os candidatos que optarem por realizar as provas em Florianópolis serão distribuídos nos municípios da Grande Florianópolis (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José). As provas versarão sobre conteúdos previstos nos programas das disciplinas, disponíveis no sitewww.vestibular2014.ufsc.br.

Todos os candidatos que tiverem sua inscrição deferida terão disponibilizada a Confirmação Prévia da Inscrição – contendo os dados informados na inscrição – a partir de 28 de outubro -, no site www.vestibular2014.ufsc.br, link “Confirmação Prévia da Inscrição”. Se for detectada alguma informação incorreta nos dados, o estudante deverá encaminhar solicitação de correção (contendo número de inscrição, informação a ser corrigida e assinatura) pelo fax (48) 3721-9952, até o dia 6 de novembro.

Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos ao Concurso Vestibular UFSC/2014 poderão requerer isenção total do pagamento da taxa de inscrição via CadÚnico (Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007) ou nos termos da Lei Nº 12.799, de 10 de abril de 2013.

Para solicitar isenção via CadÚnico, o estudante cadastrado neste sistema deverá acessar o site www.vestibular2014.ufsc.br/isencao, no período de 26 de setembro a 14 de outubro, e preencher o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção, informando o Número de Identificação Social (NIS). A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC) alerta que o número do NIS deve ser o do próprio candidato. Em outros anos, estudantes encaminharam à Coperve o NIS de um familiar, o que não é aceito pela Universidade.

Para solicitar isenção da taxa de inscrição nos termos da Lei Nº 12.799/2013, o candidato deverá possuir renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita; e ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou ter recebido bolsa total em escola da rede privada.

A declaração e os documentos solicitados de comprovação devem ser encaminhados para a Coperve até o dia 15 de outubro. O deferimento ou não da isenção da taxa de inscrição será divulgado no dia 21 de outubro, no site www.vestibular2014.ufsc.br.

Provas

Política de Ações Afirmativas (PAA) 

Os estudantes que desejarem concorrer às vagas destinadas ao PAA/UFSC deverão fazer a sua opção no ato da inscrição. Estes candidatos também concorrerão às vagas da classificação geral. Os cursos e as respectivas quantidades de vagas referentes ao Concurso Vestibular UFSC/2014 constam no Quadro Geral de Vagas, o qual se encontra anexo ao Edital. As vagas oferecidas no Concurso Vestibular UFSC/2014 serão preenchidas, em cada curso e turno, observando-se a Política de Ações Afirmativas (PAA), conforme disposto na Resolução 22/CUn/2012 e Resolução 33/CUn/2013, de 17 setembro de 2013, na qual se estabelece que:

I – 25% das vagas de cada curso/turno serão destinadas para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas (Lei 12.711/2012), e serão assim subdivididas:

I.1 – 12.5% para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita, das quais:

a) 16% são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;

b) 84% são destinadas aos demais candidatos.

I.2 – 12.5% para candidatos com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita, das quais:

a) 16% são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;

b) 84% são destinadas aos demais candidatos.

II – 10% das vagas de cada curso/turno serão destinadas para candidatos autodeclarados negros que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

III – 13 (treze) vagas suplementares serão destinadas a candidatos autodeclarados indígenas.

Leia sobre: Vestibular 2014: Conselho Universitário define política de ações afirmativas

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Há dois anos a UFSC adota o Enem com peso de 30% na nota final do vestibular. O candidato que desejar utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, 2010, 2011, 2012 – aquele em que obteve melhor desempenho – e/ou o número de sua inscrição no Enem de 2013, caso esteja inscrito, no Vestibular UFSC 2014 deverá fazer a opção no Requerimento de Inscrição. A nota do Enem somente será utilizada se a nota final resultante da aplicação da fórmula for superior à Nota do Vestibular (NV); caso contrário ela será desconsiderada.

Libras

O candidato deverá optar por uma primeira língua, escolhendo entre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os que optarem por Língua Portuguesa e Literatura Brasileira como primeira língua deverá escolher por uma segunda língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano ou Libras. Já o candidato que optar por Libras como primeira língua terá toda a sua prova apresentada em Libras, exceto a segunda língua. Neste caso, a segunda língua será Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, a qual será apresentada somente na forma impressa. Os estudantes que optarem por Libras como primeira ou segunda língua, somente poderão realizar as provas em uma das seguintes cidades: Florianópolis, Joinville, Curitibanos, Araranguá, Blumenau ou Chapecó.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-9200 ou pelo e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Margareth Rossi/Jornalista da Agecom/UFSC