Projeto de iluminação do campus da Trindade é entregue à reitora

01/10/2013 17:54

O projeto de readequação e ampliação da iluminação externa do campus Reitor João David Ferreira Lima, em Florianópolis, foi apresentado à reitora Roselane Neckel na última segunda-feira (30). A proposta é iluminar todo o campus e gerar economia nos gastos com energia elétrica. O documento foi elaborado e doado por Gilberto dos Passos Aguiar, ex-professor do curso de Engenharia Elétrica da UFSC.

De acordo com o projeto, será realizada a substituição de todas as luminárias e lâmpadas que estão em uso por um sistema de luminárias de led, tecnologia que garante maior vida útil e menor consumo. A implantação de um sistema inteligente de controle é um dos diferenciais do projeto. Em determinados locais, será programada a permanência da iluminação estrategicamente. A gestão computadorizada permite, ainda, a redução da luminosidade em pontos e em dias em que sua carga não seja necessária.

“Trabalhando em um projeto de iluminação da cidade de Florianópolis, percebi que apesar de o entorno da UFSC estar sendo iluminado, o interior não estava. Lembrei de um projeto elaborado por outra universidade federal e criamos um anteprojeto parecido. Nele, utilizamos o led, que oferece o mesmo conforto, com menor gasto e maior eficiência energética”, explica o autor do projeto.

Segundo uma avaliação apresentada no projeto, a atual iluminação externa da UFSC recobre uma área de 40% do campus, com 545 pontos de iluminação. Com a proposta para instalação de dispositivos com led, 100% do campus será iluminado, com 1335 pontos. Há previsão de redução de aproximadamente 50% no consumo de energia. “A Universidade gasta um milhão e trezentos mil reais por mês com a energia elétrica, interna e externa”, informa o pró-reitor de Administração, Antônio Carlos Montezuma.

As quadras poliesportivas do Centro de Desportos (CDS) receberão dez conjuntos de projetores de alumínio de alto rendimento para que seja possível utilizar o ambiente à noite. A pista de atletismo também será contemplada. Além disso, toda a área da Praça da Cidadania, em frente à ao prédio da Reitoria, será iluminada.

De acordo com Montezuma, há 35 anos não acontece uma revisão do sistema de energia elétrica da UFSC. “Houve uma instalação de iluminação externa que não foi planejada, que foi sendo feita de acordo com o crescimento do campus. Nada foi feito com relação à fiação elétrica, e isso gera grande queima de lâmpadas. Nesse período, apenas foram trocadas lâmpadas e reatores. Trocamos hoje cerca de cinco lâmpadas por dia”, explica. O projeto prevê fiação por tubulação subterrânea.

A Administração Central buscará recursos para a execução do projeto junto a órgãos públicos ou a outra fonte financiadora. “O orçamento é de 16 milhões e 800 mil reais. Por enquanto, ainda não é possível estimar quando as obras vão começar. A Pró-Reitoria de Administração irá deflagrar o processo licitatório por Regime Diferenciado de Contratação (RDC) quando os recursos estiverem garantidos”, esclarece Montezuma, que salienta que o valor orçado pode ser reduzido em uma disputa de licitação.

Em março de 2013, a Coordenação de Processos Licitatórios e Pregoeiros (CPLP) do Departamento de Compras e Licitações (DCL) da UFSC implantou a modalidade RDC, que modifica o trâmite dos processos licitatórios na Universidade. O regime foi instituído e regulamentado em 2011 com o intuito de agilizar obras como as da Copa de 2014 e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2012, a Lei nº 12.722 do Governo Federal permitiu a aplicação para licitações de obras públicas para as áreas da educação e da saúde.

“Mais iluminação representa segurança para os estudantes e para toda a comunidade universitária”, afirma o pró-reitor de Administração. O projeto de iluminação externa será analisado pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE). O Departamento de Fiscalização de Obras (DFO) da Universidade acompanhará os trabalhos.

 

Bruna Bertoldi Gonçalves
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria / UFSC
(48) 3721-9319 /  bruna.bertoldi@ufsc.br