Vice-reitora participa de eventos acadêmicos e estreita relações institucionais

09/10/2013 14:51

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, sediou a CXXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na capital potiguar, também ocorreram o V Seminário Internacional e a VI Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. A vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco participou desses eventos e, naqueles promovidos pelo Grupo Coimbra, esteve acompanhada do secretário de Relações Internacionais da UFSC, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho.

Foto_AG_GCUB

 

A reunião da Andifes contou com a participação de representantes de diversas instituições do ensino superior, além de apresentações do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, do secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, e da gerente do Sebrae(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Mirela Malvestiti. Em pauta, temas como o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Bolsa Permanência, a ampliação de programas de internacionalização, como o Ciência sem Fronteiras, a flexibilização da carga horária de aulas para que os alunos tenham mais tempo para estudar e a elaboração da Lei Orgânica das Universidades Públicas Federais.

Na VI Assembleia Geral do Grupo Coimbra, os reitores presentes aprovaram o relatório financeiro e de atividades do último exercício, mas recusaram uma mudança estatutária que flexibilizaria os critérios de ingresso no grupo. Já a programação do V Seminário incluiu vários workshops e mesas-redondas, além de palestras sobre diversos assuntos relacionados com o tema central do evento – Internacionalização e Qualidade do Ensino Superior.

“O encontro possibilitou fazermos contatos com representantes da Universidad de Boyacá (UB), da Colômbia, e com a Chonbuk National University(CNU), da Coreia do Sul. Na reunião com a reitora da UB, ficou acordado que trocaríamos modelos de acordo de cooperação e mobilidade acadêmica, especialmente nas áreas de Saúde, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Sanitária e Ambiental”, explica o secretário. A vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco considerou muito bem-vinda a aproximação com uma universidade da Colômbia, tendo em vista a política da UFSC de intensificar a cooperação Sul-Sul. No segundo semestre de 2014, as duas instituições oferecerão duas vagas recíprocas de mobilidade acadêmica.

Na reunião com o presidente da Chonbuk National University (www.en.jbnu.ac.kr), SuhGeosuk, ficou expresso o interesse em uma colaboração com a UFSC. No ranking da Korean Standard Association, a CNU está em primeiro lugar entre as universidades da Coreia do Sul, com 32 mil estudantes e 2.600 professores. “O presidente da CNU se mostrou entusiasmado com a possibilidade de firmar convênios com a UFSC. A partir de agora, o debate seguirá por e-mail, pelo setor de convênios da Secretaria de Relações Internacionais”, explica Pinheiro Machado Filho.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Andifes e da UFRN