Cursos da UFSC avaliados no Enade mantêm boa colocação da Universidade

10/10/2013 14:31

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 7 de outubro , o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado em 2012. O Enade é um teste do Governo Federal, que tem como objetivo avaliar as redes de ensino públicas e privadas, por meio de provas aplicadas aos estudantes do primeiro e último ano de cada curso.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve 11 de seus cursos presenciais avaliados: Administração, Direito, Ciências Econômicas, Psicologia, Ciências Contábeis, Design, Design de Produto, Design de Animação, Secretariado Executivo, Relações Internacionais e Jornalismo. Da Educação a Distância (EAD) quatro cursos foram avaliados: Administração Piloto, Administração UAB, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

O conceito do Enade é determinado por uma pontuação que vai de 1 a 5. A última avaliação desse grupo ocorreu em 2009, e os números mostraram que boa parte dos cursos mantiveram boa média. O Curso de Administração alcançou a nota máxima no Exame, assim como na primeira avaliação. Outros quatro também mantiveram a mesma média. Os cursos de Direito e Secretariado Executivo permaneceram com nota 4, e os  de Ciências Econômicas e Psicologia com nota 3. Os números mostram, porém, que houve recuo. Ciências Contábeis e Design passaram de 5 para 4,  e o curso de Jornalismo de 5 para 1.

De acordo com o diretor do Departamento de Ensino (DEN) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Adir Valdemar Garcia, os resultados obtidos pela Universidade são bons; entretanto, assim como com outras universidades públicas, a UFSC enfrenta problemas de estrutura, falta de professores eboas condições para o ensino – o que não pode ser medido pelo Enade.  O diretor explica que o modo como os alunos veem a avaliação também influencia a nota final. “Muitos estudantes fazem a prova apenas pelo diploma. Há alunos que a fazem com mais seriedade; outros, com mais descontração. Por isso alguns cursos têm nota mais alta; e outros, mais baixa”.

O destaque negativo em relação ao ano de 2009 foi a queda da pontuação do curso de Jornalismo. A pior nota em toda sua história e entre todos os cursos avaliados na UFSC. O conceito obtido em 2012 foi resultado do boicote organizado pelos alunos.  Em carta aberta divulgada pelo Centro Acadêmico Livre de Jornalismo (CALJ), dois pontos foram decisivos para a adesão ao boicote: 1) “A prova do Enade não é capaz de diagnosticar problemas, e um fiscal treinado se faz necessário para entender as demandas”. 2) “A política do Exame, na prática, favorece o desenvolvimento de centros de excelência, em detrimento do ensino público no âmbito superior”.

O diretor avalia como positiva a atitude do CALJ em divulgar explicações sobre o ocorrido. Ele comenta que o próximo passo é estabelecer contato entre a Coordenação de Jornalismo e a Prograd, para avaliar as questões apontadas pelo Centro Acadêmico. E acrescenta que o curso deve receber, em breve, a visita dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para verificar suas atuais condições.

Resultado geral do Enade 2012.

Andressa Prates/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Claudio Borrelli/ Revisor de Textos da Agecom/ UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.