Terceirizado da UFSC devolve cheque encontrado no RU

15/10/2013 16:50

Um banheiro vazio e sem câmeras de monitoramento. Esse foi o cenário encontrado pelo funcionário Nilton Macedo Costa ao localizar um cheque de R$ 600,00 na última terça-feira, 8 de outubro. Por volta das 18 horas, ele chegou à UFSC para mais uma noite de trabalho no Restaurante Universitário (RU). Antes de começar suas atividades, foi ao banheiro situado em frente à saída do refeitório. No local, percebeu o documento no chão. “A minha atitude foi devolver, não tive outro pensamento”, afirma. Nilton trabalha na Universidade há três semanas.

Após comentar o ocorrido com um colega que também atua há pouco tempo na instituição, decidiram procurar o porteiro da saída do RU para obter orientações. “Vi que o cheque era da FEESC. Já era tarde e não consegui contato com a Administração do RU. Levei o cheque para casa e, pela manhã, entreguei à diretora. O cheque era nominal. Verificamos e entreguei diretamente para o bolsista”, esclarece o porteiro Geraldino Barbosa. A Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) é uma instituição de apoio à UFSC, credenciada pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, que gerencia projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Nilton partiu de São Paulo há seis anos para trabalhar em Florianópolis. Atua em jornada dupla como servidor terceirizado de serviços gerais no RU e no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Metalúrgico por mais de vinte anos, trabalhou também como servente de pedreiro e zelador. “Não é a primeira vez que isso acontece comigo. Pensei na dificuldade da pessoa. A pessoa trabalha o mês inteirinho para perder. Não teria como deitar com a consciência tranquila”, diz. Sorridente, o funcionário conta que a esposa e a mãe estão orgulhosas de sua atitude.

Funcionário da UFSC que devolveu cheque recebe cumprimentos no Gabinete da Reitoria. Foto: Leonardo Reynaldo/GR/UFSC

Beatriz Martinelli trabalha há vinte anos no RU e já encontrou muitos objetos. Os achados são levados à Administração do restaurante. “Já vimos muita coisa, mas um cheque nunca havia acontecido. Quando tomei conhecimento, pedi para localizar a pessoa para agradecer o gesto. Ele está aqui há pouco tempo. Confiou em um porteiro desconhecido, por acreditar nas pessoas”, avalia a diretora.

Casacos, mochilas, cartões de ônibus, óculos, chaves, cadernos, guarda-chuvas, celulares e documentos estão entre os itens mais esquecidos. “O que acontece muito é a gente receber carteira vazia, só com documentos”, comenta Geraldino.

Na tarde de sexta-feira, dia 11, Nilton foi cumprimentado, no Gabinete da Reitoria, pela vice-reitora, Lúcia Helena Pacheco, pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Lauro Francisco Mattei, pela diretora do RU, Beatriz Martinelli, e pelo porteiro, Geraldino Barbosa. “Hoje fiz mais alguns amigos”, comemora.

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria
(48) 3721-4558 / imprensa.gr@contato.ufsc.br