Apoio à campanha “Outubro Rosa” gera protestos

30/10/2013 13:27

Faixa da campanha “Outubro Rosa” pichada.
Foto: Arquivo Diretório Central dos Estudantes

No último dia 19, uma das faixas da campanha “Outubro Rosa”, fixada na parte externa do Restaurante Universitário (RU) pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) – Luís Travassos, foi encontrada pichada com a palavra “machista”. De acordo com a coordenadora de Cultura e Arte do Diretório, Fafá Capela, a pichação pode ser um protesto contra o uso da cor rosa como a “cor da mulher”, pois seria uma forma de contribuir para o sexismo. A coordenadora explica que o DCE resolveu apoiar a campanha por acreditar que o objetivo desta transcende algumas discussões.

O Diretório , assim como a Administração Central da UFSC, neste mês de outubro, apoiou a campanha “Outubro Rosa”. A ação é uma estratégia internacional pela conscientização a respeito da prevenção do câncer de mama. Durante este mês, a UFSC vem divulgando uma série de matérias acerca da doença, que podem ser acessadas aqui.

Fafá Capela, coordenadora de Cultura e Arte do DCE
Foto: Gabriela Dequech – AI/GR

Capela acrescenta que, além de alcançar mulheres de todas as idades, a ação incentiva a quebra de certos tabus. “Eu sei que um dos motivos para a mulher não realizar o autoexame é porque, desde criança, ela é ensinada a não se tocar”, argumenta a estudante. “Então imagino que uma campanha relativamente simples, que consegue conscientizar, sensibilizar e extinguir preconceitos, deve, sim, ser apoiada”.

O DCE informa ainda que, devido a pedidos de estudantes, vai apoiar a campanha “Novembro Azul”, que incentiva os homens a realizar o exame de próstata. A Reitoria da UFSC também vai apoiar a campanha voltada para o público masculino. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata, no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo.

 

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.
(48) 3721-4558