UFSC estreita relações com Ministério do Trabalho e Emprego

06/12/2013 16:48

A vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lúcia Helena Martins Pacheco, recebeu a visita do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na manhã da última quarta-feira (04). O ministro manifestou à vice-reitora e ao chefe de Gabinete, Carlos Antonio Oliveira Vieira, a intenção de firmar parcerias que beneficiem os trabalhadores. “O desafio é fazer com que o trabalhador seja competitivo, domine as tecnologias. A preocupação não é somente com o agora, mas pensar nas demandas futuras”, afirmou Manoel Dias.

O projeto Qualificação Profissional em Rede – Competências em Capacitação a Distância é fruto de um convênio entre as duas instituições que visa apoiar o Centro de

Vice-reitora da UFSC, Lúcia Helena Martins Pacheco, em reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Foto: Wagner Behr – Agecom/UFSC

Qualificação a Distância (CQAD) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para melhoria da oferta de cursos de capacitação profissional. Os trabalhos são coordenados pelo professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, João Artur de Souza. “É um projeto de dois anos, com um público de cerca de 70 pessoas atuando na UFSC e em Brasília. Viemos fazer essa visita para reafirmar a nossa parceria com a Universidade e esperamos que isso venha trazer mais laços”, comentou o assessor do MTE, Djalma Valois Filho.

A vice-reitora destacou o pioneirismo da UFSC no ensino a distância. “No ensino a distância, não basta apenas a tecnologia, é preciso o método. Temos alunos de Roraima e alguns deles se formaram recentemente”, disse. O chefe de Gabinete destacou algumas parcerias entre a UFSC e o Governo Federal. “Estamos com grandes projetos com os ministérios da Justiça e das Cidades. Treinaremos, nos próximos dois semestres, mais de 120 mil agentes para atuar no combate e tratamento de drogas. Já trabalhamos também com os ministérios da Integração e da Saúde”, disse.

O ministro falou sobre a expectativa de implantar a Universidade do Trabalhador em todos os estados brasileiros até 2016 com a participação da UFSC. “Nosso público é o trabalhador que não tem nenhum nível de qualificação. O projeto é voltado àqueles que não tiveram oportunidades”, explicou Valois Filho. “Queremos envolver a Universidade nas questões do trabalho. Identificar o seu papel no mundo do trabalho, extrair de dentro da Universidade o conhecimento necessário para que o trabalhador nao seja apenas trabalhador, mas possa ser também o próprio patrão”, complementou o ministro.

Bruna Bertoldi Gonçalves          
(48) 3721-4558 / bruna.bertoldi@ufsc.br
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria / UFSC