UFSC na mídia: Presidente da Coperve explica a demora no listão do vestibular

13/01/2014 14:01

Gabriel Rosa, do  Diário Catarinense, entrevistou o professor Olinto José Varela Furtado, presidente da Comissão Permanente do Vestibular . Matéria publicada em 9/1/2014:

A demora na publicação dos resultados finais do Vestibular 2014 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está mexendo com os ânimos dos estudantes, mas Olinto José Varela Furtado – presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) e professor do Departamento de Informática e Estatística – está certo de que as redefinições no calendário deixaram o exame muito mais justo.

A prova foi aplicada em dezembro para 34 mil estudantes no estado inteiro. No ano passado, o resultado foi divulgado pela UFSC no dia 10 de janeiro, mas um acordo entre a universidade e o Ministério Público de SC (MP-SC) empurrou a divulgação para o fim do mês, pelo menos, acredita Furtado:

— A maioria das universidades costuma divulgar as notas e a classificação juntos, e sempre há alunos que entram na justiça pela revisão de algo que discordam. O Ministério Público pediu para a UFSC possibilitar os recursos já no vestibular anterior, mas não haveria tempo hábil para isso. Então permitimos o acesso ao material, mas apenas para consulta.

Para o professor Furtado, corrigir textos é um processo bastante subjetivo e, por isso, passível de recursos. Os candidatos têm até a sexta-feira para pedir vistas dos itens corrigidos pela banca – cartões-resposta, redação e discursivas – e poderão acessar o material escaneado em até 10 dias.

— Tudo depende do volume de pedidos que tivermos. Se forem 300 requisições, disponibilizamos tudo bem rápido; se forem 3 mil, vamos ter que usar o prazo inteiro.

“Publicaremos tudo assim que possível”

disponibilização dos Boletins de Desempenho Individual perto da meia-noite dessa quinta-feira pegou os vestibulandos de surpresa. Durante a madrugada, a movimentação nas redes sociais foi grande, com candidatos interrogando uns aos outros e criticando a demora da Coperve. O professor Furtado afirma, entretanto, que a iniciativa agilizou o listão dos aprovados:

— Após a divulgação das notas, os candidatos têm dois dias inteiros para pedir vistas; neste caso, quinta e sexta-feira. Se deixássemos para a manhã seguinte, os dias seriam sexta e segunda-feira, adiando o resultado final em quase três dias.

Após o término do prazo para pedidos de vistas e disponibilização das redações e cartões-resposta escaneadas pela Coperve, os candidatos terão mais dois dias para entrar com recursos pedindo alguma alteração nas avaliações. A Coperve, então, terá mais dez dias para analisar os pedidos e, depois disso, poderá publicar o resultado final (confira o cronograma abaixo).

— O aspecto positivo deste método é o da transparência, já que os candidatos poderão olhar a sua nota antes de decidir se concordam com ela. Por outro lado, isso torna o processo muito demorado: aumentamos em cerca de 20 dias a divulgação do resultado para criar a possibilidade dos recursos, mas estamos trabalhando para publicar o listão completo assim que possível — conclui Furtado.

Cronograma

• Solicitação de vistas: quinta e sexta-feira (9 e 10 de janeiro)

• Disponibilização das vistas: até 10 dias após solicitações

• Pedidos de recursos: dois dias após disponibilização das vistas

• Análise dos recursos: até 10 dias após fim do prazo para pedidos

• Publicação do resultado final: Logo após resultados dos recursos

Maior vestibular público de SC

Aplicada em dezembro, a prova da UFSC é considerada o maior vestibular público de SC, já que a da Acafe é voltada às instituições privadas e a UFFS utiliza as notas do Enem para selecionar os estudantes via Sisu.

As vagas do processo seletivo são distribuídas em cinco campi – Florianópolis, Joinville, Curitibanos, Blumenau e Araranguá.

Neste ano, o candidato poderá usar a nota do Enem – publicadas na semana passada – para compor até 30% da pontuação final. Outra mudança é o aumento das vagas reservadas via Política de Ações Afirmativas (cotas) de 30% para 35%, sendo 25% para estudantes egressos de escolas da rede pública e 10% para candidatos autodeclarados negros.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/vestibular/noticia/2014/01/presidente-da-coperve-explica-demora-no-listao-do-vestibular-da-ufsc-4385491.html